O prefeito Ronaldo Dimas na última sexta-feira, 19, visitou obras da implantação da rede coletora de esgoto que estão sendo executadas em várias ruas da região central de Araguaína. Em outros setores, os trabalhos também seguem em ritmo acelerado. Ainda está sendo realizada junto com a rede a construção de calçadas com rampas de acessibilidade.
A recomposição de calçadas está sendo implantada dentro do padrão do Município, ou seja, com blocos intertravados. “Esse tipo de material é para garantir a acessibilidade plena. As calçadas seguirão o alinhamento do meio-fio, no sentido longevenal e transversal, com rampa máxima de 2%, tudo dentro de padrões técnicos para a cadeira de rodas não tombar, por exemplo”, explicou Dimas.
O prefeito lembrou que os proprietários precisam colaborar e entender que os cadeirantes e idosos precisam circular com acessibilidade, por esse motivo as novas calçadas são construídas todas no padrão adequado. Nas esquinas, serão fixadas centro-guias com leitura em braile, para deficientes visuais identificar com o bastão, se é seguro transitar por aquele local.
O piso intertravado aplicado nas novas calçadas possui inclinação de 2% e medida padrão de 1 metro e meio. Esse tipo de material garante a passagem e segurança de pedestres, principalmente àqueles com deficiência ou mobilidade reduzida, como idosos.
Qualidade
Dimas destacou que a prioridade total onde estão sendo feitas as redes de esgoto é a qualidade do trabalho. “Estão sendo transferidas as redes de água, que tem dado muito problema do centro da rua para as calçadas”, explicou.
A obra está sendo executada pela BRK Ambiental, com a supervisão da Prefeitura, por meio da Secretaria da Infraestrutura.
Rede de esgoto
Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 250 quilômetros de rede de esgoto em 22
Estão sendo parcialmente atendidos: Setor Oeste, Vila Azul, Vila Norte, Araguaína Sul, São João e Centro.