O pastor Ed René Kivitz, líder da Igreja Batista da Água Branca (Ibab), em São Paulo, anunciou o seu novo sucesso no último domingo (02/02). Trata-se do pastor Kenner Terra, ex-pastor da Igreja Batista Betânia, RJ.
A igreja de Ed René possui cerca de 2.000 lugares em seu único templo— em comparação a denominações que possuem milhares de templos e presença internacional.
Polêmico em suas declarações, o líder René Kivitz, gerou discussão ao divulgar, durante o natal de 2024, uma mensagem utilizando a expressão “todes”. O termo, associado à linguagem neutra, busca incluir pessoas que não se identificam como homem ou mulher, ou que se identificam como ambos.
![](https://jmnoticia.b-cdn.net/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-05-at-08.40.17.webp)
Ele também foi expulso da Ordem dos Pastores Batistas Brasileiros (OPBB), por pregar contra a ortodoxia bíblica. Ele fez uma ministração no qual se referiu a Deus como “deus mãe” e usou expressões como “colo de Deus, do deus mãe” para descrever um lugar de acolhimento. Além disso, o pastor sugeriu uma quarta identidade na Trindade, ao se referir a Deus como “deus peito amamentando”. Essas declarações causaram indignação e críticas severas de líderes evangélicos conservadores do país.
Em 2020, durante uma de suas pregações na Igreja Batista de Água Branca, Ed René Kivitz, causou espanto no Brasil negando a doutrina da inerrância da Bíblia e afirmando que ela precisa ser “atualizada” para que gays deixem de ser condenados ao inferno.
“Vou repetir: olhar a Bíblia como um Livro insuficiente, um Livro que precisa ser relido, ressignificado, para que os princípios de vida que este Livro encerra, e que essa revelação encerra, que estes princípios de vida, eles saltem destas páginas promovendo libertação e justiça”, disse.
Pastor Jorge Linhares
Para o pastor Jorge Linhares, líder influente no meio evangélico no Brasil, Ed René é um oportunista: “Deixaram de ser sucesso e estão em decadência ministerial”, completou.