A cantora Ella Viana, conhecida na infância como Jotta A, passou por uma cirurgia de redesignação sexual no último fim de semana, em Santa Catarina. O procedimento marca um passo importante em sua transição de gênero, que começou há quase três anos.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Ella compartilhou detalhes sobre a cirurgia, explicando o processo físico que permite que o corpo de uma pessoa corresponda ao gênero com o qual se identifica.
“Desde criança, eu sofria por não reconhecer o meu corpo. Mas só na fase adulta eu tive acompanhamento com psicólogos e psiquiatras que me atestaram com disforia de gênero”, explicou.
Ella revelou que o diagnóstico ajudou a entender a necessidade da cirurgia. “Nem todas as pessoas trans precisam passar por isso, somente aquelas que têm disforia de gênero, como eu”, afirmou. A cantora também destacou a importância do acompanhamento médico nesse processo.
A cantora também destacou o acesso à cirurgia pelo SUS, apesar da grande demanda. “Hoje, a cirurgia é possível, embora haja uma fila. Mas ela é acessível a quem precisa”, declarou. Sua decisão de compartilhar sua experiência visa orientar outras pessoas que buscam esse caminho.
Ella finalizou sua fala enfatizando que a cirurgia de redesignação sexual vai além de um simples procedimento estético. “É uma reconstrução da identidade”, concluiu.