O Governo de Wanderlei Barbosa, divulgou balanço de algumas ações realizadas ai longo de 2024, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad).
De acordo com o Governo, o Estado concedeu 79 mil progressões funcionais, assim como a data-base para servidores efetivos e comissionados, publicou a portaria que regulamenta o teletrabalho dos servidores públicos estaduais, e a normativa que define critérios para concessão, acompanhamento, avaliação de desempenho e metas, desligamento voluntário e gestão de documentos, com foco na eficiência e na responsabilidade.
O Governo destacou também que foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 3º lugar no Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, que ocorreu durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2024, no Rio de Janeiro/RJ. A plataforma Pronto Tocantins, com mais de 700 serviços digitais e 100 mil usuários cadastrados, foi destaque pelos resultados na desburocratização e na agilidade durante o atendimento.
A implementação da Posse Digital, ferramenta que permite a nomeação de servidores de forma 100% on-line, viabilizou a posse de 3.516 novos profissionais na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com agilidade e redução de custos. Outras inovações incluem a ampliação do Portal do Servidor e o lançamento de ferramentas como o Target e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), que otimizam processos prioritários e evidenciam o compromisso do governo estadual com a eficiência e a transparência nos processos administrativos.
“Estamos promovendo eficiência e equilíbrio fiscal para garantir serviços públicos de qualidade e assegurar os direitos dos nossos servidores e cidadãos”, destaca o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
Saiba mais sobre algumas ações do Governo
Infraestrutura
A inauguração de mais uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Pronto) ampliou a acessibilidade aos serviços estaduais. Agora, o Pronto está presente em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, que somam mais de 168 mil demandas.
Capacitações
As capacitações também foram prioridade este ano. Mais de 2 mil pessoas participaram de cursos e palestras, incluindo temas voltados para a educação e a gestão pública. Além disso, a Escola de Governo (Egov) registrou avanços significativos com a regulamentação de políticas de capacitação, emissão de mais de 2,4 mil certificações e parcerias com instituições renomadas, como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Google.
Outro marco foi a elaboração do Plano Anual de Capacitação para servidores. A Secad, por meio da Egov, promoveu reuniões com representantes de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual para definir procedimentos metodológicos na elaboração do documento. O plano será elaborado por todos os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, com foco em nortear as ações de capacitação, segundo os princípios de economicidade e eficiência.
Saúde e bem-estar
O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Servir), unidade gerida pela Secad, registrou a ampliação de credenciados, totalizando 490 prestadores para atender os beneficiários e seus dependentes no ano de 2024. Foram realizadas mais de 160 mil consultas e 1,3 milhão de serviços de assistência à saúde. O Servir Odonto também teve destaque neste ano, ao abranger desde os atendimentos preventivos até tratamentos mais complexos, com rede credenciada em mais de 20 cidades do estado, contabilizando mais de 9 mil procedimentos odontológicos em diferentes localidades do Tocantins.
De junho até novembro deste ano, o Servir obteve números expressivos em prestação de serviços, totalizando 76.671 consultas, 658.876 exames e, também, 11.989 cirurgias realizadas.
A superintendente de Gestão do Servir, Tatiana Braga, reforça que a gestão odontológica do plano é essencial para garantir um atendimento de qualidade e acessível aos servidores. “Cuidar da saúde bucal reflete diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos beneficiários. Seguimos empenhados em aprimorar os serviços oferecidos”, evidencia.
A Junta Médica Oficial do Estado (JMO) promoveu ações preventivas para melhorar a saúde dos servidores dentro e fora do ambiente de trabalho. Programas como o Pró-Saúde no Trabalho e eventos como o Saúde sem Tabu, na campanha Outubro Rosa, reforçaram a atenção à saúde mental e a prevenção de doenças. Já o projeto Super Servidor, que incentiva a doação de sangue e medula óssea, foi responsável pela coleta de 46 bolsas de sangue, fortalecendo a solidariedade entre os servidores.
Clube de benefícios
Em conjunto com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), o programa Clube de Benefícios foi um dos destaques neste ano, ao oferecer descontos exclusivos aos servidores ativos e inativos, incluindo os comissionados e contratados. Em constante expansão, o programa beneficia os servidores com descontos em farmácias, faculdades, escolas, hotéis, postos de combustíveis, restaurantes, oficinas, óticas, clínicas médicas, entre outros. O programa já conta com mais de 130 empresas parceiras, distribuídas em mais de 20 municípios do Tocantins.
A diretora responsável pelo programa, Elissa Moara Ribeiro, ressalta que o constante crescimento na aderência e na utilização do Clube de Benefícios demonstra o impacto positivo da iniciativa na vida funcional e pessoal dos servidores. “Estamos comprometidos em ampliar as parcerias e oferecer vantagens que valorizem o servidor público. Esse resultado é fruto de uma gestão focada em bem-estar e valorização”, conclui a diretora.–