Em um vídeo que circula nas redes sociais, o pastor Joás Possidônio, presidente da Assembleia de Deus CIADSETA-PA em Redenção (PA) e figura de destaque da instituição no estado, anunciou um período de trégua entre as convenções CIADSETA-PA/MT e CONFRADESPA-PA. Segundo ele, ambas decidiram que não abrirão novas igrejas em territórios onde já existam congregações da convenção irmã durante o prazo de um ano.
“ Teremos um prazo de 1 ano em que nem ele abrirá igrejas nos nossos territórios, onde tivermos igrejas da CIADSETA, e nem nós abriremos onde as igrejas acompanharem a nova convenção”, afirmou o pastor durante uma assembleia geral. Ele destacou que a decisão visa manter o respeito e o diálogo entre as lideranças. “Somos homens de Deus e vamos continuar dialogando”.
Processo de adesão
O pastor também detalhou os procedimentos que as igrejas deverão seguir para decidir sua filiação a uma das convenções. Segundo ele, as congregações terão um prazo de 90 dias para manifestar sua decisão através de um termo de adesão acompanhado de ata homologada pela Assembleia Geral de cada igreja.
“As igrejas terão 90 dias para se manifestarem através de termo de adesão com ata homologada pela Assembleia Geral de cada igreja, para que possam integrar a nova convenção. E, não havendo esse acordo, o que ficou decidido? O pastor quer ir e a igreja não quer? O pastor vai só para outra convenção, e a igreja fica com a CIADSETA-PA/MT”, explicou.
Ele ainda ressaltou que não haverá conflitos envolvendo patrimônios das igrejas que optarem por mudar de convenção. “Para sair, tem que querer o pastor e a igreja. Eles mandarão para nós a ata e o termo de adesão à nova convenção, e serão abençoados, levando toda a documentação sem nenhum problema”.
Contexto do acordo
O pacto entre as duas convenções ocorre após a emancipação da CIADSETA-PA/MT, que agora possui administração independente, e da formação da nova CONFRADESPA-PA. A decisão de trégua busca evitar conflitos e promover uma transição harmoniosa entre as congregações que desejam realocar sua filiação.
O pastor Joás concluiu a assembleia reafirmando a importância do respeito entre os líderes religiosos e pedindo que todos utilizem o tempo para reorganizar suas vidas e planejar o futuro de suas igrejas. “É um momento para reprogramar a vida, passar o Natal em paz e, depois, decidir quem vai com a nova convenção e quem fica”, afirmou.
Saiba + URGENTE: Para evitar confrontos, Convenção CIADSETA PA-MT emancipa duas novas convenções durante AGO em Redenção
Saiba + Otoni de Paula exorta cristãos que desejaram a morte de Lula após cirurgia
Assista: