Dois deputados tocantinenses assinaram de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), que busca acabar com a chamada escala 6×1 – seis dias consecutivos de trabalho e um de descanso. Os deputados são Carlos Gaguim e Ricardo Ayres, chegando ao total de 134 assinaturas das 171 necessárias para o início da tramitação.
A Proposta de Emenda à Constituição busca pôr fim à jornada de seis dias consecutivos de trabalho e um de descanso, reduzindo o limite semanal de 40 para 36 horas, sem a alteração na carga máxima de oito horas diárias, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, o texto também prevê a jornada de quatro dias por semana.
Nikolas Ferreira
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se pronunciou, na noite da última segunda-feira (11), sobre a PEC que pede o fim da escala 6×1. Ele classificou o projeto como “complexo” e defendeu debate sobre o tema.
“Como é que ficam os casos, por exemplo, dos supermercados, restaurantes e hospitais que tem que funcionar 24 horas? Numa escala, por exemplo, 4×3 – trabalha quatro dias e folga três – basicamente, ou eles demitem funcionários ou eles aumentam os funcionários. O aumento dos funcionários gera despesa para essas empresas. Ou seja, a discussão é só se vai aumentar o desemprego e a informalidade, porque destruir o sustento do pobre, eu não tenho dúvida”, afirmou.