A coligação “União de Verdade” abordou no programa eleitoral as propostas de Janad Valcari (PL) para o transporte público de Palmas. O atual modelo, sob gestão do Poder Público, foi amplamente criticado. “Resulta em um peso adicional no orçamento público, que poderia ser destinado a outras áreas prioritárias, como saúde, segurança e educação. Temos na Capital um serviço lento, ineficiente e que não atende às necessidades dinâmicas de uma cidade em crescimento”, afirmou a candidata a prefeita.
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
Um dos principais eixos do plano de governo é a concessão de parcerias público-privadas (PPP) para a operação das linhas de ônibus, permitindo mais eficiência no sistema. “Hoje se quebrar uma peça do ônibus, a prefeitura não tem como arrumar. A PPP combina o compromisso do setor público, que fiscaliza e controla a tarifa, com a eficiência e inovação do setor privado, que oferta mais agilidade na resolução de problemas operacionais, como a manutenção de veículos, adaptação às demandas dos usuários e implementação de melhorias”, explica. Outra proposta é a implantação da tarifa zero para estudantes e pessoas desempregadas. “Todo mundo deveria usar o transporte público. Precisamos incentivar isso,” afirmou.
A candidata explica que as soluções para o transporte da capital estão conectadas aos investimentos em infraestrutura viária. “O nosso plano de governo prevê a construção de novas pontes, acessos e vias, isso vai facilitar a mobilidade urbana, a formação de corredores inteligentes com utilização de tecnologia e dados. Vamos modernizar”, disse Janad. De acordo com o plano de governo, a política de transporte coletivo será pautada na integração urbana e controle rigoroso da prefeitura em relação às tarifas e fiscalização. Janad Valcari ainda se comprometeu com a renovação da frota, por veículos elétricos e com ar condicionado, a modernização dos pontos de ônibus e revisão das linhas e horários.
CAMPANHA DE JANAD DERRUBA ENQUETE
A campanha de Janad Valcari também divulgou decisão judicial que determinou a uma página de Instagram a retirada de um enquete de intenção de voto para a Prefeitura de Palmas. O recurso é expressamente vedado pela Legislação Eleitoral até 15 de agosto.