Pastor Pedro Lima Santos, nasceu no dia 03/12/1943 no município de Lago da Pedra, MA. Casou-se com a jovem Geralda em 31/12/1963. No dia 14/04/1964 ele foi convidado pelo Pb. Francisco Ferreira Filho, dirigente da congregação no povoado de Lagoa Seca, município de Lago da Pedra, para ser um dos auxiliares da igreja. Com alegria, Pedro Lima aceitou o tão honroso convite! Naquela congregação foi secretário, professor da Escola Bíblica Dominical e dirigente da mesma. Logo após, mudou-se para São Geraldo do Araguaia, PA, onde foi convidado para auxiliar o dirigente da igreja, Ev. Francisco Silveira (este obreiro foi quem batizou nas águas o irmão Francisco Bueno de Freitas – Pr. “FIICO”). Naquele lugar, ele ajudou por algum tempo até que em 08/05/1970 o Pr. “Fiico” lhes convidou para ser o dirigente de uma congregação no povoada de Carmolândia, Araguaína, então norte goiano, até que em 04/09/1972, ele foi autorizado pela convenção do SETA para assumir a presidência da igreja em Goiatins, GO. Pela bondade de Deus, ele exerceu o trabalho como pastor presidente de igrejas durante 25 anos.
Em 15/12/1995, inicia-se um novo capítulo em sua trajetória de vida e ministério: Ele foi eleito presidente da convenção do SETA, numa Assembleia Geral na cidade de Porto Nacional, TO. Na época a convenção era composta de 179 igrejas sedes, 437 obreiros inscritos (sendo 107 inativos) nos seguintes Estados: Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso e Goiás. Seguindo a orientação de Deus, durante a sua trajetória como presidente, foi criada algumas convenções, por ato de desmembramento/emancipação.
CONVENÇÕES CRIADAS
No dia 25/07/2003 numa AGO na cidade de Imperatriz, MA, foi criada as Convenções:
01) COMADESMA, com 79 igrejas sedes e 320 obreiros no Estado do Maranhão. O primeiro presidente foi o Pastor Edmundo Gomes de Araújo, o segundo e atual, Pr. José Alves Cavalcante;
02) CIADSETA PA/MT, nos Estados do Pará e Mato Grosso, com 59 igrejas sedes e 308 obreiros. O seu primeiro presidente foi o Pr. João de Deus Mariano Campos, o segundo e atual, Pr. Possidônio Martins Reis.
03) Em 26/07/2006, na cidade de Açailândia, MA, criamos a CIMADB, Convenção da igreja mãe das Assembleias de Deus no Brasil, com sede em Belém, PA, com 40 igrejas sedes e 800 obreiros, ficando como presidente o Pr. Samuel Câmara.
04) Em 20/07/2012, em Palmas, TO, a CIMADSETA, com 90 igrejas sedes e 280 obreiros, ficando como presidente desde então o Pr. Darley Macedo Lima.
Segundo o pastor Pedro Lima Santos, em sua visão, as razões da criação destas novas convenções, foi seguindo orientações de Deus para o crescimento da sua obra na nossa região e no mundo.
CONSTRANGIMENTO
Apesar de exercer a liderança da Convenção CIADSETA por muitos anos, e ter trabalhado pela criação delas, Lima desabafou por meio de suas redes sociais, e revelou que há convenções criadas por ele, que ele nunca recebeu um convite para participar de uma assembleia.
PEDIDO DE PERDÃO
Porém, no texto, Lima pede perdão se suas palavras provocam constrangimento: “Às vezes me sinto constrangido por alguns comentários de pessoas mal-intencionadas, até dessas convenções, que com suas palavras nos maltratam”, disse Pastor Pedro Lima Santos.
“Tenho muita alegria em ver o crescimento da obra de Deus desempenhado por estas convenções, pois sei que é Ele que opera em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade, como está escrito em Filipenses 2.13. Peço permissão para revelar agora uma fragilidade, que julgo humana e compreensível. Às vezes me sinto constrangido por alguns comentários de pessoas mal-intencionadas, até dessas convenções, que com suas palavras nos maltratam. Outra coisa que causa tristeza é que há convenção (das citadas acima) da qual nunca recebi um convite para uma assembleia, porém devo ver isso como algo normal, “eu tenho que entender” é a conclusão a que eu chego. Peço perdão se minhas palavras provocam constrangimento, mas desejei compartilhar com os senhores. Tenho a consciência de que o que fiz a frente da Convenção do Seta foi em oração, consagração e debaixo da orientação de Deus. Diante disso continuo entregando ao Eterno e Soberano, dono da Obra, a minha vida, as convenções, os irmãos em Cristo. Que Ele nos abençoe e nos aperfeiçoe até o grande dia do encontro com o nosso Senhor e Salvador Jesus”.
A Deus toda honra e toda glória para todo sempre!
Pr. Pedro Lima Santos (25/08/2024)