Alcançar potenciais clientes em larga escala de maneira personalizada é o que toda empresa deseja. E se dissermos que isso é possível ao adotar o WhatsApp Business em sua estratégia de automação de marketing?
É isso mesmo: você pode impulsionar suas vendas, alcançar e fidelizar mais clientes, além de simplificar processos utilizando a combinação poderosa do WhatsApp Business, CRM e chatbots. Neste texto, apresentamos um guia sobre como integrar essas tecnologias ao seu negócio. Vamos conferir!
WhatsApp CRM: como a ferramenta pode melhorar a segmentação e personalização das campanhas de automação de marketing
Provavelmente você já percebeu que o WhatsApp não é mais apenas um aplicativo de mensagens instantâneas. Ele se transformou em um dos canais mais importantes de comunicação entre empresas e clientes. Ao integrá-lo com um sistema de CRM para gestão de leads, um vasto leque de oportunidades é aberto para as marcas explorarem.
A chave para o sucesso na automação de marketing está na construção de uma estratégia WhatsApp CRM sólida, que possibilite a criação de campanhas realmente eficazes. Mas antes de entrarmos nesses detalhes, conheça alguns benefícios do CRM para WhatsApp:
- Criação de vários números do WhatsApp
- Gerenciamento de tarefas
- Comunicação direta entre equipes de diferentes setores
- Controle de todos os acessos
- Criação de metas e acompanhamento de desempenho
- Envio de campanhas de mensagens em larga escala
Para que você aproveite o máximo potencial das duas ferramentas, é importante saber os tipos de contas comerciais do WhatsApp e as integrações aceitas pelo sistema CRM. Por exemplo, o WhatsApp Business é gratuito e ideal para pequenas empresas. Já a API do WhatsApp Business é paga e feito para médias e grandes empresas, além de possuir mais funcionalidades avançadas.
Um detalhe fundamental: para usufruir de todos os benefícios, a API precisa ser integrada a um software de CRM compatível.
Segmentação avançada como aliada na automação de marketing
Uma das principais ações na automação de marketing é a gestão de leads no funil de vendas, para que eles atravessem todas as etapas até o momento da compra. Com os dados coletados pelo WhatsApp integrados ao CRM, é mais fácil segmentar os clientes de maneira detalhada e mais precisa.
Dessa maneira, você tem uma visão completa de todas essas pessoas selecionadas por grupos de interesses específicos, necessidades, histórico de compras ou estágio no funil de vendas. Isso traz ganhos significativos na hora de criar um conjunto de interações automatizadas com o cliente, desencadeando mensagens para determinados segmentos de público.
Personalização da comunicação: um pote de ouro para os negócios
A integração do WhatsApp com CRM permite não só a segmentação do público como a personalização da comunicação. Melhor ainda: em grande escala sem perder o toque humano que faz muita diferença na hora de interagir com o cliente. Ou seja, mensagens podem ser adaptadas para diferentes segmentos de clientes, garantindo que cada interação seja relevante e feita sob medida.
Por exemplo, uma empresa de e-commerce pode enviar ofertas personalizadas com base no histórico de compras de cada pessoa. Logo, se for uma loja de produtos esportivos, a estratégia de automação de vendas pode focar nos clientes que costumam comprar sempre de determinada marca de tênis.
Automação de Marketing – O que é e quais são as etapas?
Chatbot para WhatsApp Business: quais principais recursos necessários para otimizar processos de automação de marketing
Os chatbots são peças fundamentais em qualquer estratégia de automação de marketing via WhatsApp Business. Eles simplificam processos ao eliminar tarefas repetitivas e manuais, além de aprimorar a experiência do cliente. Atualmente, os chatbots estão em alta no mercado, com uma projeção de crescimento de 23% até 2028, de acordo com pesquisa da empresa Markets and Markets.
E há muitos motivos para apoiar essa tendência, especialmente porque o uso de chatbots para WhatsApp Business oferece diversas vantagens na automação de vendas. Alguns exemplos incluem:
- Respostas automáticas
- Qualificação de leads
- Envio de lembretes, agendamento de compromissos e atualizações
- Suporte 24/7
- Automação de follow-ups
- Preencher cartões de leads e salvar informações
- Gerenciar tags
- Mudar o status do lead
Exemplo de como utilizar chatbot para WhatsApp Business
Como mencionamos anteriormente, o chatbot WhatsApp CRM é ideal para personalizar a comunicação entre empresa e cliente. Considere o seguinte cenário: um cliente que estava navegando no site da sua empresa abandonou o carrinho de compras. Nesse caso, o chatbot pode ser configurado para enviar uma mensagem diretamente ao cliente, lembrando-o do produto com um código de desconto exclusivo.
Essa abordagem permite um acompanhamento em tempo real da jornada desse potencial cliente, aumentando significativamente as chances de conversão. Além disso, fortalece a possibilidade de estabelecer relacionamentos duradouros, fidelizando clientes e ampliando o reconhecimento da sua marca.
Escalabilidade do negócio proporcionado pelo uso de WhatsApp Business CRM
A automação de marketing com o uso de ferramentas de chatbot e WhatsApp CRM surgem também como uma resposta para os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. De maneira geral, a adoção de automação oferece benefícios como o aumento na geração de leads sem comprometer a qualidade ou eficiência nas estratégias de vendas.
Isso permite que as empresas expandam suas operações sem a necessidade de aumentar seus investimentos em marketing ou em mais recursos humanos ou técnicos. Além de gerar mais produtividade, deixando que equipes direcionem seus esforços em atividades mais estratégicas e que realmente exigem criatividade e inovação que só um ser humano é capaz de oferecer.
Portanto, podemos entender que a automação de marketing é o caminho mais seguro e efetivo para aumentar a capacidade de atrair, converter e fidelizar clientes. Então, se você busca se destacar entre a concorrência, considere o uso dessas ferramentas para alavancar suas vendas!