O Governo do Tocantins alcançou nova marca em cirurgias eletivas. Na segunda-feira, 29, o Estado atingiu 10.096 procedimentos, número acima do planejado para todo o ano de 2024 (10 mil). A nova marca é resultado dos investimentos da gestão estadual e das ações estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que mantém a produção em alta nas unidades hospitalares sob sua gestão, por meio de convênios com municípios que possuem hospitais de pequeno porte (HPP) e com a contratualização de hospitais privados.
“Desde que assumimos o Governo, tenho trabalhado na valorização dos profissionais e determinado às equipes que tenham um olhar diferenciado para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde. O resultado disso temos visto todos os dias, com as pessoas saindo da fila de espera. A população pode seguir tranquila que permaneceremos no propósito de mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, é gratificante ter a meta alcançada. “Esse número representa vidas transformadas. São mais de 10 mil famílias, com um ente querido que teve sua saúde restaurada e isso, sem dúvidas, é um legado que só é possível graças ao olhar humano que o governador Wanderlei Barbosa tem em relação à saúde pública. Vale destacar que a meta batida não tira a celeridade dos trabalhos que seguirão a todo vapor, para que mais pessoas saiam da fila da Central Estadual de Regulação”, destacou o secretário.
Exemplo das ações da SES-TO foi o último mutirão de cirurgias eletivas realizado no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) nos dias 28 e 29 de julho, com 23 pacientes atendidos. “Fiz todo o meu preparatório para fazer a cirurgia de retirada do útero pelo SUS [ Sistema Único de Saúde ] e, graças a Deus, chegou meu dia. Estou muito feliz em ter minha saúde restaurada e, agora, é só esperar a alta e poder voltar para casa com vida normal”, afirmou Andiany de Oliveira Guimarães, moradora de Buriti do Tocantins.
“Realizei minha cirurgia de laqueadura em março deste ano, com todo o suporte da Secretaria de Estado da Saúde, que me levou e buscou de volta ao hospital e me deu toda a assistência. Fui bem atendida pela equipe, que prestou todo o cuidado antes, durante e depois que eu saí”, afirmou Joelma Silva, moradora de Palmas, atendida no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), por meio do processo de descentralização das cirurgias, realizado pela SES-TO.