O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) conversou com a pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), na manhã deste sábado, 27, como era a expectativa, e foi antecipada pelo CT nessa sexta-feira, 26, mas frustrou líderes e militância porque não anunciou o esperado apoio. Se tratou de uma reunião preparatória para ouvir Janad e que na segunda, 29, e terça-feira, 30, vai conversar sua base política e administrativa, ou seja, os deputados estaduais — 17 deles estão na campanha da pré-candidata — e secretariado — uma boa parte também engajada. “Não posso dar uma definição de forma isolada porque sou fruto de uma base política e administrativa”, afirmou o governador.
Também estiveram com Wanderlei três aliados de primeira hora da pré-candidatura de Janad: o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes; o presidente metropolitano do partido e vice-prefeito de Palmas, André Gomes; e o vice-presidente regional do União Brasil, o deputado federal Carlos Gaguim.
O adiamento da decisão frustrou líderes que apoiam Janad e até mesmo gente da base do governo Wanderlei engajada na pré-candidatura da deputada. “Precisamos iniciar a segunda-feira com definição para organizar a convenção”, defendeu um deles ao CT. A convenção do PL de Palmas está marcada para sexta-feira, 2, mesma data do evento do Republicanos da Capital. Os liberais vão realizar na Praça dos Girassóis, ao lado da Assembleia Legislativa (Aleto), a partir das 16 horas; e os republicanos, no Colégio Militar, a partir das 19 horas.
Mas mesmo importantes aliados do Palácio admitiram ao CT que o governador não tem outro caminho a seguir. Inclusive, apontam que a conversa deste sábado, por si só, já é “um fato positivo para Janad”, porque pela primeira vez Wanderlei aceitou falar sobre as eleições de Palmas. Além disso, ele não aceitou abrir conversação com nenhum dos outros pré-candidatos, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), Carlos Amastha (PSB) e Júnior Geo (PSDB). “Não consigo ver outro caminho!”, reforçou uma influente fonte com ligação com o Palácio. “O importante é que Wanderlei andou, na hora dele, mas andou”, suspirou, aliviado, o defensor da pré-candidatura da deputada.