No cenário digital atual, é praticamente incompatível impulsionar as vendas do seu negócio sem pensar em adotar estratégias de marketing no WhatsApp. Afinal, a plataforma de mensagens instantâneas mais utilizada pelos brasileiros se tornou também um canal oportuno para o relacionamento rápido e eficiente com os clientes.
Mas como exatamente você pode realizar vendas pelo WhatsApp de maneira eficaz? É isso que vamos explorar neste artigo e mostrar como a sua empresa pode se beneficiar dessa ferramenta para impactar as vendas.
Como o marketing no WhatsApp pode melhorar a interação com seus clientes?
Em primeiro lugar, vamos fazer uma reflexão rápida de uma situação na qual você é o cliente de uma empresa. Imagine que um dia, navegando na sua loja de roupa preferida, você finalmente encontra aquele produto que tanto desejava. No entanto, ele está esgotado e você quer saber quando ele retornará para o site.
É nesse momento que o WhatsApp entra em ação. Com apenas um clique, você é direcionado para conversar com a empresa e solicitar para que seja avisado sobre o retorno do produto que você quer compra. A comunicação instantânea por meio de um chatbot por WhatsApp faz muita diferença na hora de interagir com o cliente, porque essa praticidade permite um atendimento rápido, personalizado e em tempo real.
Nesse sentido, se você busca melhorar o relacionamento com o seu cliente e, consequentemente, as vendas do seu negócio, o melhor caminho é optar pelo marketing no WhatsApp. Mas é claro que as vantagens vão além disso, como:
Maior engajamento
Como falamos no início, o WhatsApp continua sendo a ferramenta preferida dos brasileiros. Segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o mensageiro é o app mais aberto mais vezes ao longo do dia por mais da metade dos brasileiros, aparecendo também em 55% das telas iniciais do celular dos usuários no país.
A partir disso, dá para imaginar que qualquer estrátegia de automação de mensagens que você adotar para realizar vendas pelo WhatsApp tem mais chances de ser bem sucedida. Como os usuários já utilizam a plataforma, é mais fácil as suas mensagens serem lidas e respondidas.
Automação de mensagens
Falando em termos de eficiência, produtividade e atendimento ao cliente, a automação de mensagens por meio do marketing no WhatsApp é muito vantajosa para as empresas. Tudo porque, ao implementar um chatbot na ferramenta, as empresas garantem ao cliente um suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso, a automação permite a programação de mensagens personalizadas de acordo com as perguntas mais frequentes e com o perfil de cada cliente. É possível programar uma interação pensando em cada etapa da jornada do cliente. Por exemplo, se ele se encontra no estágio de descoberta, a mensagem pode ser mais informativa e envolvente para ajudá-lo a entender o seu problema.
Outra vantagem da automação de mensagens é a possibilidade de tornar a sua equipe mais produtiva para se concentrar em atividades mais estratégicas, que não envolvam processos automáticos que um chatbot facilmente consegue realizar.
Conheça as melhores práticas para utilizar um chatbot para WhatsApp em suas campanhas de Marketing
Nesta seção, vamos discutir em detalhes a importância de seguir algumas boas práticas para integrar o chatbot na ferramenta de mensagens e transformar o marketing no WhatsApp mais poderoso para as estratégias de venda e experiência com o cliente. Confira abaixo:
- Tenha objetivos claros: existe uma infinidade de objetivos que podem ser usados no chatbot para WhatsApp. Por exemplo: gerar leads, aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente, obter insights e dados importantes dos clientes para campanhas de marketing, qualificar leads. Defina seu objetivo para deixar a estratégia mais clara e com chances de ter resultados mais efetivos.
- Personalização: tenha o cuidado de adaptar as mensagens de acordo com o perfil de cada cliente e jornada de compra. Isso é muito importante para gerar uma boa impressão e uma comunicação menos robotizada e mais humana.
- Facilite a interação: priorize uma comunicação amigável, que ofereça recursos interativos para tornar a interação mais fácil para o cliente. Você pode adicionar menus diferentes, botões, chamadas para ação, links de direcionamento, catálogos de produtos e enquetes.
- Monitore o desempenho: só é possível melhorar a estratégia de vendas pelo WhatsApp se você testa e monitora frequentemente o desempenho do seu chatbot. Colete dados e faça uma análise minuciosa para entender os pontos que precisam ser aprimorados.
Integração com ferramentas de CRM
Diante de tudo o que falamos, ainda é possível aproveitar o máximo o WhatsApp e a automação de mensagens por meio da sua integração com ferramentas de CRM (sigla em inglês para (Customer Relationship Managament). Enquanto o chatbot realiza o trabalho de oferecer suporte em tempo real ao cliente, o CRM, por sua vez, centraliza todas as informações e interações com o cliente em um único sistema.
O CRM com integração ao WhatsApp permite uma visão holística de todo o fluxo de relacionamento com o cliente, do primeiro contato ao mais recente.
Vamos considerar um exemplo de uma loja de produtos de pele que faz uso dessa integração e possui uma base fiel de clientes que faz aniversário no mês de março. O CRM da empresa armazena as informações desses clientes, incluindo a data de nascimento, e é programado a disparar uma mensagem automática e personalizada com recomendações dos produtos favoritos de cada cliente, com cupom de desconto.
Com essa estratégia de marketing, existe uma alta probabilidade de atrair a atenção do cliente e aumentar as chances de conversão.
LINK VIDEO: Como Vender pelo WhatsApp TODOS os DIAS (Técnicas Poderosas)
Feedback em tempo real
A integração do CRM com o WhatsApp também possibilita uma vantagem crucial em toda estratégia de marketing: a gestão da campanha em tempo real. Em outras palavras, você consegue acompanhar o processo simultaneamente, coletando dados para ajudá-lo a identificar novas oportunidades de vendas.
Além disso, outra prática muito utilizada com a ferramenta de CRM é a segmentação de clientes por preferências e comportamentos. Com base nos histórico de compras do cliente, você pode fazer a automação de mensagens personalizadas para aumentar o engajamento.
De maneira geral, o WhatsApp se tornou um canal imprescindível para as empresas que buscam vender mais e encantar seus clientes. Com essas dicas e sugestões, esperamos que você considere utilizá-lo para ter resultados positivos e obter um diferencial em relação aos seus concorrentes.