Faltam poucos meses para a Capital saber quem comandará a cidade pelos próximos quatro anos. Até lá, muitas articulações, traições, mentiras, toma lá de partidos, e muito mais.
No momento atual, já é possível se fazer uma leitura do cenário, sabendo, que a política é igual nuvem, uma hora está de um lado, depois em outro.
Até o momento esses são os principais nomes na Capital – Confira
Carlos Amastha (PSB)
Carlos Amastha, 63 anos, é empresário e ex-prefeito de Palmas (TO). Colombiano naturalizado brasileiro, Amastha é empreendedor no ramo da educação a distância e ingressou na política em 2012, quando foi eleito prefeito de Palmas. Em 2016, foi reeleito, batendo o ex-prefeito Raul Filho.
Por falha em sua campanha, nas eleições de 2018, concorreu ao governo do Tocantins, mas terminou em segundo lugar. Tentou uma vaga no Senado nas eleições de 2022, porém não obteve sucesso. Agora, Carlos Amastha é um possível candidato a prefeito de Palmas nas eleições de 2024 pelo PSB. Nos últimos dias, comenta-se que uma possível aliança entre ele e Cinthia Ribeiro estaria sendo costurada.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
Nascido em Campinas (SP), Eduardo Siqueira Campos, 65 anos, é empresário, pedagogo e foi o primeiro prefeito eleito de Palmas (TO). Eduardo Siqueira Campos é filho do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos. Em 1988, Campos foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito em 1990.
Em 1992, conquistou a Prefeitura de Palmas, se tornando o primeiro prefeito eleito da Capital. No pleito de 1998, saiu vitorioso na disputa pelo Senado, sendo considerado um dos nomes fortes do Senado na época.
Eduardo foi ainda deputado estadual por dois mandatos consecutivos, um filiado ao PTB e o outro ao DEM. Ele migrou para o Podemos em 2023 com às benção da presidente Nacional Renata Abreu. Segundo comenta-se nos bastidores, Eduardo Siqueira tem trabalhado silenciosamente nos bastidores, e pesquisas apontam o crescimento rumo ao Paço Municipal.
Janad Valcari (PL)
Natural de Palmeirópolis (TO), Janad Valcari, 39 anos, é professora, advogada, empresária e deputada estadual. No momento, ela liderada todas as pesquisas de intenções votos. Em 2020, ela conquistou seu primeiro cargo político como vereadora de Palmas, assumindo logo em seguida a presidência da Casa de Leis.
No pleito de 2022, foi candidata a deputada estadual e terminou a disputa como a candidata mais votada para a Assembleia Legislativa do Tocantins na capital e a segunda no Estado.
Júnior Geo (Podemos)
Deputado Júnior Geo, 46 anos, é natural de Porto Nacional (TO). É formado em Geografia com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ele é professor concursado do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e foi eleito pela primeira vez em 2012, como vereador de Palmas, com votos espontâneos de boa parte de seus alunos e ex-alunos.
Nas eleições de 2020, ele disputou a prefeitura de Palmas, mas não obteve votos suficientes. No pleito de 2022, Geo foi reeleito deputado estadual e é uma das opções de Cinthia Ribeiro (PSDB). No entanto, ele poderá ficar de fora por falta de legenda, já que ele está filiado ao Podemos, que já garantiu legenda ao ex-deputado Eduardo Siqueira Campos.
Ricardo Ayres (Republicanos)
Ricardo Ayres, 45 anos, é natural de Goiânia (GO). Formado em Direito com especialização em Ciência Política e Estratégia Brasileira pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou sua trajetória política na juventude e foi presidente do Comitê de Gestão das Políticas Públicas de Juventude de Palmas entre 2005 e 2009.
Em 2010, disputou sua primeira eleição como candidato a deputado estadual, filiado ao PSDB, e conquistou a suplência. Nas eleições de 2014, filiado ao PSB, foi eleito para a Assembleia Legislativa do Tocantins e reeleito no pleito seguinte.
Ayres ocupou a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária da Prefeitura de Palmas de 2017 a 2018. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal pelo Tocantins filiado ao Republicanos. Atualmente Ayres é considerado um dos homens fortes da gestão de Wanderlei Barbosa.
Vanda Monteiro (União Brasil)
Vanda Monteiro, 41 anos, é bacharel em Direito, empresária e deputada estadual. Nascida em Miranorte (TO), Monteiro já foi frentista de posto de combustíveis e vendeu peixe na Praia do Prata. Ingressou na carreira política em 2016, ano em que foi eleita vereadora pelo município de Palmas (TO).
Em 2018, foi eleita deputada estadual do Tocantins e, em 2022, se reelegeu. No pleito municipal de 2020, ela se candidatou à prefeitura de Palmas, mas não obteve sucesso.