Numa igreja em Kampala, Uganda, um misterioso “profeta” conhecido como Irmão Inocêncio pede a uma mulher que vá até a frente da sala. Depois, na frente dos outros, ele calça luvas cirúrgicas e enfia a mão por baixo da saia da mulher para acariciar suas partes íntimas. Na maioria dos casos, ele eventualmente tira um pedaço de pano, uma moeda ou uma pele de animal – e então proclama que “libertou” a mulher da bruxaria.
Em outros casos, ele enfia a mão sob o decote da camisa de uma mulher e acaricia seus seios – e então tira um objeto. Nos vídeos que ele posta no TikTok, é óbvio que ele está usando técnicas antiquadas de prestidigitação. Ele deveria ser preso por abuso sexual; em vez disso, mulheres crédulas estão fazendo fila para serem tocadas por esse chamado profeta de Deus.
Apesar do nome, este homem certamente não é “inocente”. Eu gostaria de poder dizer que ele está sozinho em sua vil tentativa de enganar, abusar e explorar financeiramente as pessoas. Mas a triste realidade é que um pequeno exército de impostores espirituais tomou conta de África durante a última década:
— Shepherd Bushiri, um célebre falso profeta do Malawi, fez uma afirmação bizarra há alguns anos de que poderia andar no ar. Um vídeo barato que ele postou no YouTube não convence (alguém o suspendeu acima do chão), mas ele ainda tem milhares de seguidores que acreditam que ficarão ricos se ouvirem seus ensinamentos. Ele foi acusado de lavagem de dinheiro e outros crimes e aguarda julgamento.
— Lesego Daniel, da África do Sul, obriga os seus seguidores a comer erva e a beber gasolina para provarem a sua lealdade. Outro falso profeta em Gana, Daniel Obinim, tornou-se famoso em 2014 por chutar uma mulher grávida no estômago para curá-la. Um profeta queniano, Rev. Njohi, pediu aos seus fiéis que se deitassem no chão para que ele pudesse andar de costas. (Ele disse que Deus lhe disse que ele era santo demais para andar no chão.)
— Um charlatão chamado Paul Sanyangore, do Zimbábue, afirma ter uma linha telefônica direta com Deus e que Deus realmente liga para o seu número. Multidões lotam suas reuniões na esperança de que Deus ligue para o telefone de Sanyangore enquanto eles estiverem no culto.
— Um falso profeta da Nigéria chamado Andrew Ejimadu afirma ser capaz de vomitar dinheiro do estômago para ajudar os pobres. Radicado na Zâmbia, ele conta ao público que carrega dezenas de moedas em seu corpo. Ele foi recentemente preso na África do Sul por fraude e trapaça.
— Provavelmente um dos falsos profetas mais perigosos de toda a África foi o falecido TB Joshua, fundador da Igreja Sinagoga de Todas as Nações em Lagos, Nigéria. Ele começou como curador ocultista, mas conquistou seguidores internacionais depois que começou a usar o nome de Jesus em seus estranhos sermões. Ele morreu em 2021, mas parece que transferiu os seus poderes obscuros para vários pregadores africanos no Uganda, Gana e outros países.
Infelizmente, a influência de TB Joshua não se limita à África. Apesar de um documentário recente da BBC relatar que ele abusou sexualmente de algumas das suas seguidoras e que extraiu o seu poder espiritual de ídolos fetichistas, alguns ministros americanos afirmam agora que aprenderam a realizar milagres com Josué. (Se você segue pregadores que defendem TB Joshua à luz de tudo o que foi exposto sobre ele, você está abrindo uma porta perigosa para uma grave contaminação espiritual.)
Esta proliferação de falsos profetas não é novidade . Mesmo no primeiro século, os cristãos do Novo Testamento tiveram confrontos com impostores espirituais. Em Atos 8, lemos sobre como o apóstolo Pedro confrontou um feiticeiro samaritano chamado Simão, que era conhecido pelos habitantes locais como “o grande poder de Deus” (Atos 8:10b). Pedro repreendeu este homem severamente, não apenas por causa de sua formação ocultista, mas porque queria comprar o poder de Deus.
Com Charisma News / Imagem Reprodução