Na Áustria , onde os cristãos evangélicos livres representam menos de 1% da população, algumas das suas igrejas procuram novas formas de se apresentarem às autoridades.
A Aliança Evangélica da Áustria (EAÖ) iniciou uma iniciativa para convidar políticos para um café da manhã nas igrejas.
A diea, que dizem ter sido inspirada pelos cristãos evangélicos dinamarqueses, começou na Igreja Evangélica Livre de Braunau, uma cidade no norte da fronteira com a Alemanha.
Um prefeito, um membro do parlamento austríaco e outros dois políticos aceitaram o convite para passar uma manhã com a liderança da igreja evangélica. Houve uma visita guiada pelo edifício da igreja e posteriormente um pequeno-almoço. “Os políticos ficaram maravilhados com as instalações, incluindo o pavilhão desportivo, a cozinha e o centro juvenil, que são particularmente adequados para eventos infantis e juvenis”, disse Oliver Stozek, secretário-geral da Aliança Evangélica Austríaca, que recebeu os convidados ao lado do pároco de a Igreja.
“Um grupo de recreação para crianças pequenas é organizado uma vez por semana. Além disso, a visão de um jardim de infância ainda está presente, pois há uma grande necessidade dele. Após o passeio pelo prédio da igreja com sua área de café e amplo foyer, os convidados, incluindo pastores de igrejas livres na região de Innviertel , foram convidados para o café da manhã”, explicou Stozek.
Durante o café da manhã, foi aberto um espaço para perguntas e respostas, onde foram discutidos a fé cristã, a participação ativa nos cultos da igreja e o trabalho social. Os políticos tiveram a oportunidade de aprender detalhes sobre as igrejas evangélicas livres na Áustria e a sua visão.
Melhor conhecimento mútuo e oração
O objectivo deste esforço é que os representantes políticos “conheçam melhor as igrejas livres”, disse o líder da Aliança Evangélica.
“As igrejas livres não são uma ‘importação’ do exterior, como muitas vezes se supõe erroneamente, mas remontamos ao movimento anabatista do século XVI, que atuou em toda a Áustria e também na região de Innviertel ”, disse ele.
A Aliança Evangélica quer construir relações com os representantes dos cidadãos na esfera política, mas também “rezar pelos políticos em particular, porque também somos chamados a fazê-lo na Bíblia, a Palavra de Deus”.
Com EvangelicalFocus / Foto: Facebook Freie Christengemeinde Braunau