O pastor e teólogo brasileiro, Dr. Tassos Lycurgo, defendeu recentemente a ideia de que as igrejas, especialmente as pentecostais e neopentecostais nas periferias, têm desempenhado um papel crucial na contenção do avanço do islamismo no Brasil. Com um Pós-Doutorado em Apologética Cristã pela Oral Roberts University, nos Estados Unidos, o Dr. Lycurgo é também o fundador do Defesa da Fé Ministério, situada em Natal.
O pastor disse que, semelhante ao comunismo, o Islã é visto como um movimento globalista anticristão. Ele questionou por que a presença islâmica no Brasil é considerada irrelevante até o momento e atribuiu essa situação às comunidades periféricas e suas igrejas.
“Devemos ser gratos às igrejas pentecostais e neopentecostais nas periferias, pois o cristianismo, ao contrário do comunismo e do Islã, é uma religião da tolerância e que aceita a diversidade”, afirmou o Dr. Lycurgo. Ele ressaltou que as práticas acolhedoras e inclusivas das igrejas cristãs têm contribuído para manter o islamismo em níveis pouco expressivos no país.
Tassus, que é um dos ministrantes da Consciência Cristã 2024, destacou o papel educativo e social dessas igrejas, promovendo valores cristãos e fortalecendo a identidade cultural brasileira. Segundo ele, isso tem ajudado a conter o avanço de ideologias globalistas e anticristãs, mantendo a religião islâmica em segundo plano.