Com as transformações no cenário midiático, as igrejas evangélicas estão se adaptando às novas tendências e migrando para o mundo digital. Segundo informações do site F5, as igrejas abandonaram em grande parte os investimentos em TVs abertas, com exceção da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que continua sendo presença constante nas maiores redes do país.
Canais de cobertura nacional, como RedeTV!, TV Gazeta e CNT, não estão mais conseguindo fechar contratos com as igrejas, que agora buscam parcerias com canais em crescimento e necessitam de maior visibilidade. Um exemplo é a Igreja Unida Deus Proverá, fundada em janeiro deste ano, que comprou duas horas na programação matinal da Band no mês passado. A igreja produz o programa “Desperta Brasil”, que mistura notícias, fofocas e momentos de pregação.
O mercado de compra de horários na TV sofreu uma queda significativa de 24%, comparado aos investimentos milionários feitos pelas igrejas no passado. A marca é influenciada principalmente pelo alto investimento da IURD na programação da Record, que no ano passado chegou a R$ 907 milhões, 10% a mais do que em 2021.
Para enfrentar a crise financeira, a IURD cortou gastos, o que resultou em demissões na emissora. A previsão é que a igreja reduza ainda mais seu investimento na empresa. Além disso, houve uma renegociação de contratos com outros canais, como a RedeTV!, onde a IURD tem três horas de programação, e a TV Gazeta, onde o grupo conta com 13 horas, com um novo valor de R$ 15 milhões, com a condição de aparecer em pelo menos quatro horas no horário nobre.
No entanto, outras igrejas estão apostando em um novo caminho: a internet. A Mundial do Poder de Deus, por exemplo, tem focado seus esforços nas redes sociais, aproveitando o alcance global da internet para alcançar fiéis. Denis Munhoz, representante nos Estados Unidos da igreja, explicou que a internet oferece um novo caminho para as igrejas, com custos de manutenção significativamente mais baixos do que na TV aberta.
Um exemplo notável dessa mudança é o pastor Valdemiro Santiago, que possui mais de 300 mil seguidores no YouTube. Há dez anos, seria necessário pagar uma fortuna para conquistar tal audiência, mas hoje, com a internet, é possível alcançar um grande número de pessoas de forma mais acessível e eficaz. As igrejas estão cada vez mais adaptando suas estratégias para se manterem conectadas aos fiéis nesse mundo digital em constante evolução.