Olá,
Ontem à noite sonhei que Satanás tentou me possuir durante meu estado inconsciente. Invoquei Jesus e, a princípio, seu nome não conseguia sair da minha boca, mas um som muito vil e desumano vinha da minha garganta e meu corpo tremia terrivelmente. Notei um pentagrama na minha perna e de repente chamei Jesus… porque no meu estado inconsciente, eu sabia que era filho de Deus. Depois do horrível controle do meu corpo e da minha voz, tentei ligar novamente o mais alto que pude… e de repente acordei!
Eu tinha permitido que Satanás se firmasse em meu espírito? Isso é possível? De alguma forma, tornei-me suscetível a ataques satânicos, por ter desejos inconscientes? Pode Satanás assumir o controle quando temos pensamentos ímpios, conscientes ou inconscientes?
Poderia Satanás me marcar como dele porque meus pensamentos eram impuros – conscientes ou inconscientes – mesmo que eu tenha entregue minha vida a Cristo e me arrependido de meus pecados e acordado com Jesus diariamente? Eu sei que Jesus não me deu um espírito de medo, e que o sangue de Jesus me curou, e também Ele é maior que Satanás e todas as suas forças demoníacas… mas por que sonhei tal pesadelo?
Atenciosamente, Catarina
Querida Catarina,
Minha primeira impressão é que seu sonho foi o reflexo de um dia muito, muito, muito ruim. É claro que, após uma análise mais aprofundada, muito mais estava acontecendo.
Satanás pode controlar seu subconsciente? Não.
Satanás pode controlar ou influenciar a sua consciência? Sim.
O Espírito Demoníaco em Jó 4
Seu sonho me lembra da noite em que um dos amigos de Jó, Elifaz, viu um espírito demoníaco “deslizar” diante de seus olhos na escuridão. Ele estava tendo uma noite difícil e estava em um “sono profundo” quando a aparição do sonho o assustou até perder os sentidos – assim como o seu sonho assustou você até a morte.
Uma palavra foi trazida secretamente para mim,
meus ouvidos captaram um sussurro dela.
Em meio a sonhos inquietantes durante a noite,
quando o sono profundo cai sobre os homens,
o medo e o tremor tomaram conta de mim
e fizeram tremer todos os meus ossos.
Um espírito passou pelo meu rosto
e os pelos do meu corpo se arrepiaram.
Parou,
mas eu não sabia o que era.
Uma forma apareceu diante dos meus olhos
e ouvi uma voz baixa: . . ( Jó 4:12-16 ).
Esta passagem é difícil de interpretar adequadamente. Surgem muitas questões. Contudo, é significativo que a “forma demoníaca” tenha dado a Elifaz o esboço de trabalho para os três amigos de Jó usarem para julgar e atormentar Jó durante os próximos trinta capítulos ou mais.
Sua experiência coincide com a de Elifez – despertar de um sono profundo para um ataque satânico total.
Consciente versus Subconsciente
Manteremos esta discussão simples. Para os nossos propósitos, a consciência ocorre quando estamos acordados; estamos em um estado subconsciente quando dormimos.
Ao ler o primeiro parágrafo da sua carta, parece-me que a sua incapacidade de clamar por Jesus pode ter sido algum tipo de ataque satânico. No entanto, também parece bastante possível que a transferência entre o seu subconsciente e o seu consciente tenha sido momentaneamente atrapalhada e nenhuma das entidades estivesse no controle.
Quando vamos dormir, nossa mente consciente faz uma “transferência” para nosso subconsciente. Talvez você estivesse quase dormindo quando de repente deu um pulo e ficou bem acordado. A mente consciente estava entregando o controle à mente subconsciente e a transição foi mal feita – e vice-versa.
Quando dormimos, nossos cérebros produzem substâncias químicas para paralisar nossos corpos. Caso contrário, realizaríamos nossos sonhos. Os sonâmbulos têm deficiência desses produtos químicos – alguns mais do que outros.
Talvez você estivesse saindo do estado “paralisado” e, portanto, não conseguisse se mover ou falar até que a transição de controle fosse devolvida à sua mente consciente. Você foi impedido de invocar o nome de Jesus até que a transição fosse completada e você recuperasse o controle da sua voz.
O sonho demoníaco de Elifaz ocorreu naquele momento de transição do sono subconsciente “paralisado” para a consciência desperta ( Jó 4:12-16 ). Postulo que você não estava totalmente acordado quando clamou por Jesus. O momento descrito em seu primeiro parágrafo me faz pensar que é possível que todo o seu sonho tenha ocorrido completa e rapidamente enquanto seu cérebro consciente lutava para tirar a transferência do seu subconsciente.
Seja qual for o cenário que possa ou não se aplicar a você, não há dúvida de que você acordou aterrorizado e com medo e no meio de um ataque satânico total.
Respondendo as suas perguntas
Posso responder às suas perguntas com algumas das minhas observações pessoais sobre a sua experiência à luz da verdade bíblica?
Não acredito que Satanás possa entrar, influenciar ou controlar as nossas mentes subconscientes. Seus ataques são limitados aos momentos em que estamos totalmente acordados e podemos nos defender.
É possível que Satanás consiga um “ponto de apoio” em nossas vidas. Paulo nos diz que isso pode ocorrer se continuarmos a pecar repetidas vezes na mesma área. O controle dessa área específica está disponível e se Satanás ganhar o controle, devemos nos arrepender de nossos pecados (o que você fez) e orar para que Satanás parta. Quando o pecado é perdoado, Satanás não tem mais posição ( Tiago 4:7 ).
Não acredito que nossos anseios subconscientes possam ser pecados. Afinal, por definição, não podemos saber o que está acontecendo em nosso subconsciente.
Não acredito que possamos pecar durante nossos sonhos.
Como cristãos, podemos abrir as nossas vidas aos ataques satânicos. Minha orientação é a seguinte: “Qualquer área de nossas vidas que não esteja totalmente entregue ao Espírito Santo está aberta ao ataque de um espírito demoníaco”.
Deus nos deu todas as “ferramentas” que precisamos para superar os ataques satânicos.
Julie e eu vamos para a cama orando para que o Senhor construa uma barreira espiritual de proteção do Espírito Santo ao nosso redor enquanto dormimos. Nós viajamos muito. Nós “limpamos” espiritualmente todos os quartos de hotel para remover qualquer atividade satânica que possa ter ocorrido naquele quarto.
Superamos as influências satânicas em nossa vida por resistirmos ao Diabo quando ele ataca. Quando exigimos que ele fuja de nossa presença, ele deve partir, como você afirmou anteriormente em sua carta: “Maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo!”
Sabiamente, você não tentou lidar sozinho com o ataque satânico. Você contou com a ajuda de outros cristãos.
O que podemos aprender sobre sonhos na Bíblia
Catherine, a Bíblia está cheia de sonhos. Acho que será proveitoso nos aprofundarmos um pouco mais no assunto.
Ninguém sabe todas as razões pelas quais dormimos. Sabemos que dormir pouco é prejudicial tanto a longo como a curto prazo. Um grupo de estudantes de mestrado do MIT ficou acordado por 48 horas. As varreduras cerebrais do EEG revelaram então que o funcionamento do cérebro deles era indistinguível do dos esquizofrênicos.
A maioria dos sonhos é o que poderíamos chamar de “normal”. São experiências agradáveis e divertidas – se é que nos lembramos delas. Nossos cérebros cobiçam o sono como o momento em que nosso subconsciente processa os eventos de nossas vidas. Os estudos dos sonhos revelam que a maioria dos eventos que ocorrem em nossas vidas são gravados permanentemente na memória de longo prazo durante as horas de sono. Lamentavelmente, à medida que envelhecemos, os nossos cérebros tornam-se cada vez menos hábeis em guardar memórias enquanto dormimos.
Obviamente, grande parte do processamento ocorre em nosso subconsciente enquanto dormimos. Podemos descobrir que o nosso subconsciente traz à tona memórias reprimidas que precisam ser reveladas e curadas. Talvez os problemas em nossas vidas precisem de atenção e resolução. Talvez Deus tenha uma mensagem para compartilhar conosco – uma lição, encorajamento, conforto, advertência ou orientação – só para citar alguns.
A Bíblia está repleta de sonhos repletos de significado. Se esses sonhos foram importantes nos tempos bíblicos, então podemos suspeitar que eles também são importantes em nossas vidas.
Alguns são pesadelos (o sonho de Nabucodonosor de impérios mundiais vindouros – Daniel 2 ).
Alguns são avisos (Gabriel a José alertando sobre a fuga para o Egito – Mateus 2 ).
Alguns dão conselhos (José interpretando o sonho do Faraó sobre sete bons anos de colheitas abundantes seguidos por sete anos magros de colheita – Gênesis 41 ).
Alguns são devaneios (José interagindo com seus irmãos – Gênesis 37:19 ).
Alguns são proféticos (o sonho de Nabucodonosor sobre sua insanidade iminente – ( Daniel 4 ).
Alguns sonhos dão orientação (a visão de Paulo sobre ir para a Macedônia – ( Atos 16:6-10 ).
Alguns sonhos carregam mensagens (Gabriel explicando a José por que Maria estava grávida – ( Mateus 2:20-23 ).
Nos últimos dias, o povo de Deus terá muitos sonhos para compartilhar sobre o Reino de Deus ( Joel 2:28-29 ).
Vá direto a Jesus em oração
Catherine, espero que você esteja entendendo que Deus muitas vezes fala em sonhos. Não há problema em analisar e/ou considerar que eles têm um significado especial para nós. As mesmas razões pelas quais Deus usou sonhos no Antigo Testamento são as mesmas razões pelas quais Ele também nos dá sonhos.
É possível que o terrível pesadelo que você experimentou contenha uma lição ou palavra de vida vitoriosa. No meio do seu terror, você não tropeçou. Você sabia que deveria ir direto a Jesus. Espero que você tenha aprendido que não importa quão traiçoeiro e atormentador seja o ataque satânico, o alívio está a apenas uma oração de distância.
Obrigado pela boa pergunta. Espero que você encontre algumas coisas úteis a considerar ao digerir minha resposta.
Deus o abençoe por ótimos dias pela frente.
Com amor, Pr. Rogério.
Publicado originalmente aqui.