É muito comum ver comentaristas começando uma partida com a frase: “O time X possui a vantagem de estar jogando em casa” mas, qual realmente é essa vantagem? Os torcedores podem fazer a diferença em uma partida? O campo? A família?
Muitos podem dizer que não, afinal de contas, os jogadores entram nos estádios após uma preparação física intensa e, esse pode ser considerado um dos pontos principais relacionados a sua performance em campo mas, através de estudos foi considerado que fatores externos contribuem com um alto percentual na relação entre um jogador e seu desempenho.
Inclusive, plataformas de apostas esportivas como o https://awintura.com/pt-br/ levam em conta esse fator ao calcular as odds de um jogo. É claro que esse é apenas um fator quando se fala na análise de um jogo como um todo mas, esse é um ponto que pode ser crucial no momento de uma partida.
Apoio, suporte e conhecimento do entorno
O fenômeno de se ganhar ou se sentir mais forte em um local conhecido, na verdade, não acontece apenas com os jogadores de futebol. Existem diversas teorias filosóficas que citam um desempenho maior quando os seres humanos estão em locais conhecidos e que os trazem segurança. Ao se apresentarem em uma sala de aula visitada e que é utilizada com frequência, estudantes podem ter uma melhor performance do que um auditório pouco conhecido. O mesmo acontece com diferentes tipos de profissionais.
O apoio também é um ponto fundamental quando se fala em desempenho. Ter pessoas que motivam aumenta e muito a performance de uma pessoa pois os níveis dos hormônios da “felicidade” também sobem. É a sensação de ser amado e querido.
Desempenho dos jogadores nas partidas em casa
Diversos estudos foram feitos sobre o tema e são conhecidos por sempre mostrarem os mesmos resultados: jogar em casa influencia muito a performance dos jogadores de futebol e a média de ganhos é de 60 a 75%.
Pollard é um dos pesquisadores mais conhecidos sobre o assunto e em 2006 lançou uma pesquisa relacionada aos times da América do Sul. O resultado foi que em mais de 1000 partidas estudadas somente no Brasil, o aproveitamento dos times dentro de casa era maior do que 61%, mostrando que fatores externos conseguem sim contribuir para a melhora de uma equipe e que não é possível focar apenas na performance física e tática.
Outro estudo feito em 2011 com 134 da série A do Brasileirão daquele ano mostrou que todos os times do grupo tiveram ganhos maiores enquanto jogavam em casa. O Palmeiras, conseguiu naquele ano ter um aproveitamento de 90,47% quando jogava em São Paulo.
Motivos para o maior aproveitamento em casa dos times
Os motivos para que esses números sejam tão altos podem variar mas, podemos começar pelo apoio da torcida, inclusive, é comum ver que times punidos com a falta de torcedores no estádio ao cometerem uma infração.
Os torcedores fazem com que os níveis de confiança alcançados por um jogador aumentem e lhe dê mais motivação para ganhar. Estudos durante a pandemia de 2020 e 2021 mostraram que os times cometeram muito mais erros e tiveram menor aproveitamento como um todo durante as temporadas.
O conforto em estar em casa também foi um fator que foi visto como determinante durante as pesquisas. Os jogadores conseguem ter um maior desempenho também pelo descanso de não precisar viajar. Esse fator foi minimizado nas grandes equipes que possuem aviões ou permitem que os jogadores tenham mais tempo de descanso entre as viagens e os jogos, mas foi um fator importante para equipes que precisam viajar de ônibus, por exemplo.
Diminuição da vantagem durante os anos
Ainda que exista uma vantagem clara ao jogar em casa, ela está diminuindo durante os anos. Esse fenômeno é visto ao redor do mundo e chama a atenção dos pesquisadores já que os estádios dos maiores times continuam cheios e os meios de locomoção melhoraram bastante nos últimos anos.
Na verdade, foi visto que, apesar dos times terem condições favoráveis ao jogar em casa, eles também estão cada vez mais se assemelhando quando se fala de nível de aproveitamento. Isso significa que as performances físicas e táticas estão cada vez mais próximas uma das outras, com treinamentos muito parecidos entre os grandes times e que, existe agora uma forte preocupação no desenvolvimento psicológico dos jogadores para minimizar a influência externa durante as partidas.
Mas, apesar de todos esses esforços, é considerado que os jogadores continuarão a empenhar um esforço maior ao jogar de casa e que os torcedores sempre farão a diferença nos resultados dos jogos.