Em uma recente declaração, o pastor e escritor assembleiano, Tiago Rosas, compartilhou sua perspectiva sobre o papel da pregação do Evangelho em relação ao arrebatamento da Igreja. De acordo com o pastor, o Evangelho do Reino deve ser pregado em todo o mundo como um pré-requisito para a segunda vinda de Cristo, mas essa não é uma condição para o iminente arrebatamento da Igreja.
Tiago Rosas, que é autor de A Mensagem da Cruz: o amor que nos redimiu da ira (LEVE, 2016), argumenta que há uma distinção crucial entre o arrebatamento da Igreja e o estabelecimento do Reino Milenar de Cristo na Terra. Ele enfatiza que o versículo bíblico em Mateus 24:14, que afirma: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”, está relacionado ao período tribulacional e não ao arrebatamento da Igreja.
O pastor destaca que a crença na iminência do arrebatamento é uma característica fundamental dos pré-tribulacionistas, especialmente entre os pentecostais brasileiros. Segundo sua explicação, a iminência significa que o arrebatamento da Igreja pode ocorrer a qualquer momento, sem a necessidade de eventos prévios, enquanto a pregação do Evangelho em todo o mundo está vinculada ao fim das dores para o remanescente fiel durante o período tribulacional.
“Se algo precisa acontecer, então, logo não é verdade que Jesus pode voltar a qualquer momento. Lógico”, afirma o Pastor Tiago Rosas.
Em sua Declaração de Fé, a Assembleia de Deus no Brasil diz que o arrebatamento será “invisível aos olhos do mundo, porém seus efeitos serão perceptíveis. Isso ocorrerá em fração de segundos, e nosso corpo será transformado num corpo glorioso,2 que estará revestido de incorruptibilidade e imortalidade por ocasião do rapto da Igreja. Será um evento repentino e secreto, precedido pelos sinais gerais da apostasia, guerras, fomes, catástrofes naturais, perseguições, de maneira que esse evento não pode ser visualizado antecipadamente nem datado por esses ou por nenhum outro sinal”.
Essa posição teológica, embora debatida, destaca a complexidade das interpretações das Escrituras e as diferentes perspectivas dentro das comunidades cristãs. O pastor Tiago Rosas é conhecido por seu compromisso com a pregação bíblica. Por meio do projeto “EBD Inteligente”, ele promove o estudo aprofundado dos temas trazidos pelas revistas das lições bíblicas da CPAD. Seu ponto de vista lança luz sobre uma questão teológica relevante e estimula o debate dentro da comunidade evangélica assembleiana, uma vez que a temática da lição da classe de adultos do último trimestre tem a pregação do evangelho como tema central.