Na sexta-feira 1º, a Rússia declarou ter finalizado a construção do míssil RS-28 Sarmat, agora pronto para uso. O armamento, que pesa mais de 200 toneladas, também é conhecido como Satã-2.
Com o “tanque cheio”, chega a percorrer a distância de até 18 mil quilômetros. Tal capacidade garantiria atingir “alvos a distâncias virtualmente ilimitadas”, de acordo com Dmitry Rogozin, diretor-geral da agência espacial russa, a Roscosmos.
Mais poderoso
O Satã-2 se destaca não apenas por seu alcance. Podendo carregar até 10 toneladas de explosivos ou até 15 ogivas nucleares, é o míssil mais poderoso do arsenal russo.
Rozogin afirma se tratar de “um míssil muito mais poderoso do que outras armas estratégicas, incluindo o míssil Minuteman-III”, dos Estados Unidos. Essa superioridade incluiria tanto o seu alcance global quanto o seu poder de fogo.
Putin anunciou teste pouco depois de invasão
Em abril de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou ter realizado um teste bem-sucedido do Satã-2. Isso aconteceu poucas semanas depois de o país invadir a Ucrânia.