Em fevereiro de 2023, o Asbury Revival foi notícia de última hora. Durou cerca de duas semanas e meia e contou com a presença estimada de 50.000 a 70.000 pessoas. Agora, algo incrível e extraordinário está acontecendo também em outra parte do mundo. Excede em muito o que ocorreu em Asbury e pode-se argumentar que é um mover de Deus que beira as “proporções bíblicas”.
Este mover de Deus está acontecendo na Guiné Bissau. A Guiné-Bissau é um país do noroeste da África com uma população de 2 milhões de pessoas. Cerca de 70% da população é muçulmana e, nos últimos anos, o Islão tem vindo a ganhar cada vez mais terreno. Apenas 11,7% do país se identifica como cristão. Neste momento, na Guiné-Bissau, o Islão está a fazer um forte impulso para o domínio religioso e cultural, mas, ao mesmo tempo, Deus está a mover-se poderosamente.
Muito recentemente, a World Harvest, um ministério liderado pelo Evangelista Jacob Ebersole, realizou vários evangelismos em toda a Guiné-Bissau. Tomei conhecimento disso recentemente através de um vídeo nas redes sociais de milhares de jovens invadindo as ruas e cantando louvores a Jesus. Ao me aprofundar e alcançar o ministério que lidera os esforços evangelísticos, descobri alguns testemunhos incríveis de eventos poderosos que estão acontecendo naquela nação. Também entrei em contato pessoalmente com o evangelista Jacob Ebersole para entrevistá-lo e ouvir sua opinião sobre o que está acontecendo.
Um dos testemunhos mais notáveis teve a ver com a intervenção do presidente do país para ajudar a fazer com que a cruzada atravessasse a fronteira e entrasse no país. O presidente da Guiné-Bissau é muçulmano, mas foi fundamental na contribuição para a convergência das reuniões da cruzada.
Por todo o norte de África, os muçulmanos perseguem o cristianismo. Qualquer nação que siga a Lei Islâmica (Sharia) exige penas severas, mesmo tão extremas como a morte, para qualquer muçulmano que se converta ao Cristianismo. Mas quando a fase da cruzada da Colheita Mundial ficou presa numa fronteira vizinha, o presidente da Guiné-Bissau providenciou pessoalmente a segurança fronteiriça do país para garantir que chegasse em segurança à capital a tempo para as reuniões da cruzada evangélica. É verdadeiramente uma prova do poder de Deus que o presidente do país tenha providenciado pessoalmente que a cruzada começasse a tempo. E se isso não fosse suficientemente chocante, ele compareceu à primeira noite da cruzada evangélica.
Uma grande parte da Guiné Bissau ainda não foi alcançada pelo Evangelho. A nação se enquadra na Janela 10/40, que é uma área geográfica de países que são os “mais inalcançados com o Evangelho”. Uma nação não alcançada é aquela em que muitos de seus habitantes nunca tiveram alguém que compartilhasse o Evangelho com eles.
Com o actual impulso de “evangelização islâmica” na Guiné-Bissau, o cristianismo, já uma minoria no país, poderá começar a diminuir. Os cristãos da nação estão a levar isto muito a sério e estão a começar a levantar-se com ousadia para proclamar o Evangelho como nunca antes, enquanto ainda têm a oportunidade e a liberdade para o fazer.
Um exemplo disto ocorreu após uma simples reunião de oração no campo da cruzada, quando milhares de adolescentes começaram espontaneamente a sair às ruas na capital, Bissau. Eles proclamaram o Evangelho e cantaram canções de adoração de uma ponta a outra da cidade. Os jovens do país têm a missão de levar a sua nação de volta para Cristo.
A primeira noite da cruzada foi um enorme sucesso. Ebersole relatou isso afirmando: “O próprio presidente compareceu à primeira noite, quando milhares de pessoas vieram de todos os lugares para ouvir o evangelho. Alguns até viajaram em canoas e barcos em águas agitadas de ilhas ao largo da costa para fazer parte disso. Eu nunca Já vimos algo parecido antes. Tivemos o privilégio de estar na primeira fila testemunhando um movimento de Deus que parecia impossível a cada passo. Ainda estou literalmente maravilhado com tudo isso acontecendo. Deus está escrevendo uma história e é não parando. Um dos maiores testemunhos que ouvimos foi que esta cruzada endureceu a espinha e fortaleceu os corações de outros crentes na cidade. Uma senhora disse…’algo está acontecendo, as pessoas estão dizendo o nome do Senhor em todo o mundo. cidade agora, enquanto antes isso não acontecia.
Noite após noite, dezenas de milhares de pessoas clamaram a Jesus em arrependimento e fé nesta cruzada ao ar livre, e a história continua. Só nestes eventos de divulgação, houve mais de 18.477 decisões documentadas por Cristo. Houve milhares de outros que ocorreram na evangelização diária dos cristãos locais.
Ao falar com Jacob Ebersole sobre as reuniões, ele disse-me que eles realmente tomam medidas para garantir que os números que reportam são precisos e não demasiado inflacionados. Ele também disse que “realmente tenta sair do caminho para impedir que as pessoas tomem decisões irreverentes por Cristo”. Seu objetivo é sempre pregar de forma a dissuadir falsas conversões ou pessoas que simplesmente se envolvem em tomar uma decisão emocional.
À medida que a campanha do Evangelho em todo o país continuava, Ebersole afirmou que viu ocorrer outro evento sem precedentes. Centenas de jovens viajaram espontaneamente para a próxima cidade para a próxima cruzada. Muitos deles não tinham comida ou habitação pré-estabelecida, mas sentiram-se compelidos pelo Senhor a ir por capricho para ajudar nos esforços de evangelização para a próxima cruzada que aconteceria numa cidade fortemente muçulmana.
“Muitos testemunharam o que aconteceu na cruzada da capital, mas não parou por aí. Centenas daquela cruzada literalmente nos seguiram a HORAS de distância até a próxima cidade em Gabu, Guiné Bissau! para ver com nossos próprios olhos. Um empresário influente disse que ninguém viria para uma cruzada evangélica porque a cidade é quase 100% muçulmana, além disso, era durante o Ramadã. Depois da cruzada, esse mesmo homem ficou chocado ao ver que muitos vieram e centenas de muçulmanos clamaram a Jesus. Ele disse que viemos para a ‘Cova dos Leões’ e tivemos uma grande vitória. Ele disse que nunca viu nada parecido com o que viu o Senhor fazer lá”, disse Ebersole.
Que notável! No Ocidente, o nosso consumo de meios de comunicação social e de notícias geralmente gira em torno de más notícias. O Evangelho é “Boas Novas”. Deveríamos estar cheios de grande alegria. Em nossa nação, é fácil ficar entusiasmado com qualquer coisa que pareça ser uma centelha do movimento de Deus. Contudo, deveríamos ficar extasiados ao ver o Senhor agindo em outras nações. Especialmente nações que não são alcançadas e dominadas por outras religiões.
Imediatamente após as cruzadas na Guiné-Bissau, a World Harvest iniciou cruzadas na Zâmbia, um país da África Central. Mais de 200.000 pessoas participaram da cruzada em Lusaka, Zâmbia. E depois de uma emocionante mensagem de arrependimento, pessoas de todas as idades INUNDARAM o altar para abandonar seus ídolos e vícios! O vídeo nas redes sociais me lembrou de Atos 19:19-20: “E vários dos que praticavam artes mágicas reuniram seus livros e os queimaram à vista de todos. E contaram o valor deles e descobriram que vinha a cinquenta mil moedas de prata. Assim a palavra do Senhor continuou a aumentar e a prevalecer poderosamente.”
Todo verdadeiro mover de Deus é sempre marcado por um arrependimento profundo e cheio de ação. As pessoas correram para o altar para jogar garrafas de bebidas destiladas, drogas, itens de bruxaria, ídolos e muitas outras coisas em lixeiras que seriam queimadas. Houve mais de 45.000 salvações documentadas.
“Acreditamos e estamos orando para que isso prejudique o oeste/norte da África, onde o evangelho mais precisa ser pregado”, disse Ebersole.
Após a cruzada na Zâmbia, a World Harvest iniciou uma campanha evangelística em Lima, Peru. Eles realizaram a cruzada em uma das áreas mais sombrias e difíceis da cidade. Esta área é conhecida como o distrito esquecido, onde existe um grande nível de ilegalidade e escuridão incontestada. Ao longo da cruzada, cerca de 20.000 pessoas compareceram com 3.447 decisões documentadas por Cristo.
Muitos dos organizadores da cruzada ficaram surpresos ao ver vidas mudando bem diante de seus olhos durante o chamado à salvação todas as noites. Após a cruzada, muitas igrejas locais relataram um influxo de novas famílias que nunca tinham estado nas suas igrejas como resultado da cruzada. Deus começou algo na área e os pastores locais sentem que as coisas mudaram radicalmente. Um pastor local declarou após a conclusão das reuniões de vários dias: “Verdadeiramente vimos a glória de Deus”.
Deus está inquestionavelmente em movimento por toda a face da terra e é algo que deveríamos nos entusiasmar. World Harvest e Jacob Ebersole estão em uma missão para alcançar pessoas não alcançadas com o Evangelho e glorificar a Deus fazendo isso.
Durante a entrevista com Jacob Ebersole, ele me disse que a World Harvest está planejando sua primeira cruzada gospel americana que acontecerá em 2024 na Carolina do Sul. Eu encorajaria todos que estão lendo isto a orar para que vejamos um mover de Deus em nosso país semelhante aos movimentos de Deus mencionados acima. Nosso país precisa disso mais do que nunca. Para obter mais informações sobre este evento, conecte-se ao World Harvest aqui . Para se envolver e ingressar na equipe ministerial, você pode fazê-lo aqui .
Com CBN