O Irã revelou na última terça-feira (22) um novo modelo de drone, o Mohajer-10 (foto), com capacidade para atingir Israel, informa a rede Al Jazeera.
A teocracia islâmica, que é um dos principais aliados de Vladimir Putin, quer entrar no Brics —o bloco que congrega Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cuja cúpula está reunida em Johannesburgo nesta semana— e conta, para isso, com o apoio do governo brasileiro.
O drone foi apresentado em uma exposição que marca o Dia da Indústria de Defesa iraniana, com a presença do presidente do país, Ebrahim Raisi, e de comandantes da Guarda Revolucionária.
De acordo com a mídia estatal do Irã, o Mohajer-10 tem capacidade para carregar uma ogiva de 300 kg e voar a uma velocidade máxima de 210 km/h. Ele comporta 450 litros de combustível e pode viajar sem parar por até 2.000 km —o que significa que pode ser usado para atacar os israelenses.
Segundo a Al Jazeera, “a mídia iraniana também divulgou na terça uma imagem do Mohajer-10 que o retratava voando nas nuvens com vista para as instalações nucleares de Dimona, em Israel, com as palavras ‘estejam preparados para viajar para a Idade da Pedra’, escritas em farsi e hebraico”.