A Escola Superior de Polícia (Espol) promoveu nesta terça-feira, 8, mais uma edição do workshop Café com Segurança com o tema “Delegacia de Repressão a Roubos: Como Funciona na Prática!”. A Espol é vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSP-TO).
O evento foi aberto pelo corregedor-geral Wanderson Queiroz, como mediador do evento e aproveitou a oportunidade para destacar a importância da troca de experiências para o trabalho da polícia. “Estamos aqui sobretudo para poder sugar o conhecimento dos nossos colegas que obtiveram êxito nas suas atuações, para que possamos replicar as metodologias nas nossas cidades de atuação”, destacou.
Titular da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos de Araguaína, Fellipe Crivelaro compartilhou insights sobre sua atuação à frente da delegacia desde 2017.
A divisão especializada, já em seu primeiro ano de atuação, colaborou para uma queda de 20% no número de casos de roubo na região, em relação ao ano de 2016.
A série histórica divulgada em março deste ano, compara os índices de 2016 a 2022, saindo de 2.438 casos em 2016 para 756 casos em 2022.
Natural do Rio de Janeiro, o delegado Crivelaro contou que assim que chegou a cidade de Araguaína a média era de pelo menos 18 roubos por dia, número alto levando em consideração a quantidade de habitantes.
“Precisamos entender que concentrar os casos em uma delegacia é a melhor maneira de obter resultados, porque quem pratica os roubos são profissionais, então nós temos que nos especializar também. E no início das investigações, nós conseguimos perceber que de 80% dos roubos praticados na cidade, pelo menos 20% tinham os mesmos autores, então foi por esse caminho que começamos a atuar, identificando e prendendo esses autores de roubo”, detalhou o delegado Felipe Crivelaro.
O workshop contou também com a participação do delegado Gregory Almeida Alves do Monte, da 2ª Delegacia de Polícia de Palmas que compartilhou um pouco da experiência da capital, que ainda não possui uma delegacia especializada específica para crimes de roubos, entretanto, todas as delegacias circunscricionais investigam esses delitos.