A essa altura, você provavelmente já ouviu falar do pastor Greg e Cathe Laurie graças a Jesus Revolution , o filme que encantou os espectadores e agora está sendo exibido na Netflix. O que você talvez não saiba é que, além de sua igreja em Los Angeles, eles lideram uma congregação na bela Maui chamada Capela Kumulani.
Nos últimos sete anos, Greg e Cathe têm liderado o rebanho na Capela Kumulani ao ar livre – principalmente virtualmente – depois de assumir o controle de um amigo. Ainda assim, várias vezes por ano eles visitam o campus de Maui.
“E nós oramos sobre isso! Não foi tão fácil quanto você pensa e todo mundo pensa, oh Havaí, claro, você diria que sim. Mas você sabe que esta era uma congregação pré-existente e agora eles vão temos um feed de vídeo, e é isso que damos a eles, damos a eles um feed de vídeo ao vivo do que está acontecendo na Califórnia e funcionou muito bem”, disse o pastor Greg. “A igreja dobrou de tamanho e desde que a assumimos, vimos cerca de 2.000 pessoas fazerem uma profissão de fé para seguir a Cristo”.
Os Lauries dizem que o que há de único em Kumulani é que em qualquer culto, os visitantes representam cerca de 30% da congregação.
“É incrível, toda vez que viemos, encontramos pessoas de todo o país e, em alguns casos, de todo o mundo e é uma alegria estar aqui com o rebanho que vive aqui em Maui”, disse Cathe.
“É único, é um lugar muito especial, as pessoas são tão amigáveis, esta congregação está de braços abertos para todos”, disse ela. “Ohana! Isso é havaiano para família”, acrescentou o pastor Greg.
E quando estão em Maui, os Lauries gostam de se divertir muito, desde comer em seus restaurantes favoritos até andar de vespa ou ciclomotor pela cidade. E uma das guloseimas favoritas do pastor Greg em Maui é o gelo para barbear.
“É gelo raspado, não gelo raspado, e não chame de cone de neve”, brincou.
Embora o Havaí seja um dos lugares mais bonitos do mundo e as pessoas venham de todo o mundo para aproveitá-lo, também é um lugar onde as pessoas vêm em busca de algo. Mesmo que eles não saibam o que é, o pastor Laurie diz que é Jesus que eles estão procurando.
“Acho que às vezes as pessoas pensam: ‘Se eu morasse no Havaí, encontraria o que estou procurando’. E as pessoas vêm e há muitas coisas que a ilha oferece, mas não é no Havaí, não é no fundo do oceano, não é lançar um foguete no espaço, quantas casas você possui ou todas essas coisas, é em um relacionamento com Deus – é isso que as pessoas realmente procuram”, disse Greg.
Cathe acrescentou: “Não demora muito para você perceber que continua vazio, repetidamente. Então, o que queremos fazer é pregar o Evangelho de uma maneira que eles não o vejam como apenas essa coisa da igreja que você faz no domingo e você marca a caixa, mas na verdade se torna uma parte viva da sua vida”, disse ela.
“Esta igreja me ajudou muito, é uma bênção”, disse Shawn Lewis, paroquiano de Kumulani. Depois de perder parte da perna em um trágico acidente de motocicleta enquanto morava na Califórnia, Lewis diz que perdeu a fé. Ele veio para Maui há cinco anos para se encontrar e, em vez disso, conheceu Jesus. “E então eu entrei no surfe adaptativo. Esses caras surfam muito aqui e é realmente uma ótima opção para mim e para os caras. Nós nos divertimos muito na água”, disse ele.
Shelly Voelker mudou-se para Maui em 2015 do Missouri. “Viemos com alguns amigos que continuaram nos convidando e ainda não tínhamos encontrado uma igreja e não olhamos para trás desde então, viemos aqui todos os domingos”, disse ela.
Stephanie Mirich, que dirige os ministérios de mulheres e crianças em Kumulani , diz que esta é uma congregação muito especial. “O espírito Aloha está em toda parte e é isso que realmente abre o coração das pessoas, todos se sentem como uma família”, disse ela.
O filme Jesus Revolution também está tendo um impacto no número de pessoas sendo batizadas em Maui, já que dezenas de crentes fizeram fila após o culto de domingo para dar o mergulho.
“Estou animado! Estou pegando fogo! Todo esse time é incrível!” disse o recém-batizado Fred Torres.
“Hoje foi onde eu me soltei e deixei Deus entrar naquele lugar para restaurar minha alma, para me dar paz. Eu me sinto incrível, transformada, como dizem”, disse a recém-batizada Michelle.
Para os Lauries, Maui é mais do que um paraíso tropical, é outro campo missionário – outro lugar para pregar o evangelho, batizar novos crentes e adorar o Deus que criou tudo.
Com CBN