Três igrejas apelaram contra sua remoção da Convenção Batista do Sul (SBC), e os resultados dos votos foram anunciados na manhã de quarta-feira, 14 de junho. As igrejas em questão são a Saddleback Church, localizada em Lake Forest, Califórnia, a Fern Creek Baptist Church, em Louisville, Kentucky, e a Freedom Church, em Vero Beach, Flórida.
O Comitê Executivo da SBC decidiu, em 21 de fevereiro, que essas três igrejas não estavam em cooperação amigável com a Convenção, o que levou à sua remoção. A Igreja Saddleback e a Igreja Batista Fern Creek foram excluídas por terem mulheres atuando como pastoras, enquanto a Freedom Church foi removida por não cooperar com a Convenção na resolução de preocupações relacionadas a uma alegação de abuso.
Durante a votação, mais de 11.000 delegados, conhecidos como mensageiros, estiveram presentes. A maioria esmagadora de 9.437 mensageiros (88,46%) votou a favor da remoção da Igreja Saddleback, enquanto 1.212 (11,36%) votaram para permitir que a igreja permanecesse na Convenção.
A Igreja Batista Fern Creek, liderada pela pastora Linda Popham desde 4 de abril de 1993, recebeu 9.700 votos (91,85%) a favor da remoção, enquanto apenas 806 mensageiros (7,63%) votaram para mantê-la como parte da SBC. A Freedom Church recebeu o maior número de votos a favor da remoção, com 9.984 mensageiros (96,46%), enquanto 343 (3,31%) votaram para que a igreja permanecesse.
Após o anúncio das contagens, Rick Warren, fundador e ex-pastor sênior da Saddleback Church, deu uma entrevista coletiva independente da SBC. Warren expressou sua decepção com a decisão da Convenção e chamou-a de “hipócrita”.
Ele observou que não tinha expectativas de vitória e mencionou que a Saddleback Church recebeu mais votos do que imaginava. Warren também mencionou que considera a União Missionária Feminina (WMU) a parte mais saudável da SBC e questionou o foco da Convenção em uma palavra que não está presente na Bíblia do Novo Testamento em inglês.
Embora a Saddleback Church e Rick Warren não sejam mais parte da SBC, ele ainda se considera um batista do sul. Ele afirmou que lutou pela sua posição porque acredita na importância da causa.
Rick Warren: ‘Eu estava pecando quando impedi as mulheres’
Os líderes da igreja perguntaram a Warren se ele acredita que é pecado as pessoas falarem contra mulheres que ensinam na igreja e têm um papel pastoral.
Quando se trata desse assunto, “não vou dizer a outras pessoas que elas estão pecando”, respondeu Warren. “Mas eu vou te dizer isso. Eu estava pecando quando retive as mulheres.
Com Church Leader