A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. A consulta foi aberta na última quarta-feira, dia 24 de maio.
De acordo com o site JusTocantins, mais de 4,1 milhões de brasileiros na fila prioritária serão contemplados com os lotes de restituição. A saber, haverá devolução aos idosos acima de 80 anos, aos idosos entre 60 e 79 anos, deficientes físicos, mentais ou que possuam doença grave e os indivíduos cuja maior fonte de renda seja oriunda do magistério, ou seja, professores.
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda serão feitos pela Receita Federal no dia 31 de maio. De acordo com a própria Receita, este é o maior lote de restituição já concedido. Estima-se que serão devolvidos aos contribuintes cerca de R$ 7,5 bilhões.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023?
Para verificar se a restituição do Imposto de Renda estará disponível, basta o contribuinte acessar o site da Receita Federal e selecionar os itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. A página orienta o contribuinte, garantindo a consulta completa ou simplificada de sua declaração.
Além disso, caso encontre alguma pendência em sua declaração, é possível retificá-la e corrigir as informações incorretas. Com o intuito de facilitar para o contribuinte, a Receita Federal possibilita a consulta direta de informações sobre a restituição do Imposto de Renda e a situação cadastral da pessoa por meio do aplicativo da Receita. O app está disponível tanto para tablets como para smartphones.
A entrega da declaração do Imposto de Renda teve início em 15 de março e o prazo para envio se encerra em 31 de maio. A restituição é paga na conta bancária informada na Declaração, podendo ser diretamente ou via PIX.
No entanto, se acontecer algum problema com a conta do contribuinte, como a conta constar como desativada, por exemplo, não haverá prejuízo para o trabalhador, os valores permanecerão disponíveis por até 1 ano para resgate no Banco do Brasil.
Assim sendo, é preciso que o contribuinte fique atento à sua situação cadastral perante a Receita, bem como ao prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda.