A Convenção das Igrejas Evangelicas Assembleia de Deus No Estado do Paraná (CIEADEP), Presidida pelo Pastor Perci Fontoura ajuizou ação na Justiça em meados de janeiro de 2023, contra o pastor Gilberto Lopes Fernandes, até o presente momento, presidente da Assembleia de Deus em Irati -PR, igreja histórica que conta com mais de 115 anos.
Sob o Processo nº 000XXXX-02.2023.8.16.0095, a Convenção CIEADEP pede a exclusão do pastor Gilberto Lopes.
Não aceitou transferência
Segundo o pastor Isaias de Castro, a CIEADEP em 18 de dezembro de 2022, pediu a destituição do Pastor Gilberto Lopes da presidência da entidade em Irati -PR: “ Quem colocou ele como presidente nesta igreja foi a Convenção, mas, devido a algumas divergências do presidente e a Convenção, foram realizadas alterações no estatuto buscando desligamento da Convenção e desta maneira, quando a Convenção afastou ele do cargo e colocou um interino, começou toda está divergência”, explicou o Pastor Isaias.
Manifestações
No último dia 02 de abril, fíeis da igreja se manifestaram com cartazes pedindo Assembleia Geral para substituição do presidente da igreja.
“Após alteração no estatuto da igreja, apenas o Pastor Gilberto Lopes, pode convocar a Assembleia Geral: Mesmo que todos os Pastores se reúnam ou se toda a comunidade pedir não tem força para convocar tal ação”, completa o pastor Isaias.
Caso similar na Bahia
Um caso similiar aconteceu na Bahia. A Convenção CEADEB tinha empossado o pastor Israel Alves Ferreirau em Salvador. Após alguns anos à frente da igreja, ele se desligou da Convenção. O imbróglio se arrastou por anos até chegarem em um acordo, e ele, entregou a igreja novamente a Convenção.