De acordo com a agência estatal de notícias KNCA, a Coreia do Norte anunciou que os dois mísseis balísticos de curto alcance disparados na terça-feira, 15, foram parte de um exercício militar para testar a capacidade de “aniquilar o inimigo” em caso de combate.
O lançamento ocorreu na área ao redor do condado de Jangyon e atingiu o alvo com precisão em Phi Islet, localizada a cerca de 611,4 km do local do lançamento.
O líder Kim Jong-un ordenou na semana passada que os militares expandissem os exercícios de combate e se preparassem para a guerra, enquanto os EUA e a Coreia do Sul realizam seus maiores exercícios militares conjuntos em anos, apelidados de “Freedom Shield 23”.
A Coreia do Norte condena esses exercícios conjuntos como um ensaio para a invasão e prova das políticas hostis de Seul e Washington.
Rumores de guerra
Há rumores de que a tensão entre a Coreia do Norte e seus vizinhos do sul e dos EUA pode levar a um conflito militar em potencial. O lançamento de mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte é visto por alguns como um sinal de desafio e um aumento na possibilidade de uma guerra. Embora nenhuma das partes tenha declarado oficialmente guerra, o aumento da atividade militar e os exercícios conjuntos realizados pelos EUA e Coreia do Sul estão aumentando a ansiedade entre as nações envolvidas e a comunidade internacional em geral.