Charlie Mackesy e Matthew Freud foram premiados com o Oscar de Melhor Curta de Animação pela Academia dos Estados Unidos por ‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’, história inspirada no livro infantil de sucesso de Mackesy. Em seu discurso de aceitação, Mackesy disse estar “agradecido” e “sem palavras”, acrescentando que a reação positiva do público ao livro e sua adaptação foi “um prêmio maior” do que o Oscar que acabara de receber.
Falando à imprensa depois, Mackesy contou a história de uma mulher cujo neto de cinco anos disse a ela que ela era “suficiente do jeito que é”, uma citação do livro. “Ela me disse que chorou depois, pensando que o neto tinha aquelas palavras como referência para a vida dele”, acrescentou.
O artista e cartunista de 60 anos disse que as histórias que ouve sobre a reação à sua história simples são “ouro” para ele.
O curta-metragem foi produzido pela BBC, Apple e Bad Robot, produtora do renomado diretor JJ Abrams, e traz as vozes dos conhecidos atores britânicos Tom Hollander, Idris Elba, Gabriel Byrne e Jude Coward Nicoll. Atualmente está disponível na plataforma AppleTV.
Mackesy é crente há muitos anos e é um comunicador reconhecido da fé cristã, compartilhando o evangelho de maneiras não convencionais, não apenas por meio de sua arte, mas também em palestras e entrevistas.
Em 2019, ele colaborou com a iniciativa cristã Alpha UK com um vídeo no qual “descreveu o valor de olhar mais de perto”.
Mas ele nem sempre foi assim. Em sua juventude, ele foi “ferozmente anticristão”, mas sempre foi “aquele que faz perguntas”. Essas perguntas mudaram sua vida para sempre porque o levaram a um encontro com Jesus.
Uma de suas obras mais marcantes é uma escultura de bronze chamada “O Retorno do Filho Pródigo”, na qual ele capta a emoção da parábola. Está localizado em Holy Trinity Brompton, uma das igrejas mais influentes da Igreja da Inglaterra, da qual ele é membro. Sua casa também é seu estúdio de arte no bairro londrino de Brixton.
“Mackesy é descrito como ‘um artista de classe mundial’, vendendo obras de arte para artistas como Whoopi Goldberg e Sting. Ele trabalhou com Richard Curtis no set do filme Love Actually para criar uma série de desenhos a serem leiloados para a Comic Relief e com Nelson Mandela em um projeto de litografia, The Unity Series.
As pinturas de Charlie foram amplamente exibidas, mais recentemente na Sotheby’s em Londres. Suas esculturas de bronze podem ser encontradas em espaços públicos de Londres, incluindo Cemitério de Highgate e Brompton Road.
Longe da arte, Charlie codirige a Mama Buci, uma empresa social na Zâmbia que ajuda famílias de baixa ou nenhuma renda a se tornarem apicultores.
“O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo” detém o recorde de mais semanas consecutivas na lista de não-ficção do Sunday Times em todos os formatos.
O livro de Mackesy foi publicado em 2019, tornando-se um best-seller e sucesso de crítica, tornando-se o primeiro livro a receber os prêmios Waterstones Book of the Year e Barnes and Noble Book of the Year (2019).
Foi traduzido para mais de 40 idiomas e dialetos diferentes. As palavras e ilustrações de Charlie trouxeram conforto para muitos e foram compartilhadas em todo o mundo, bem como em camisetas Comic Relief, capas de revistas, postes de iluminação pública, salas de aula, cafés, casas seguras para mulheres, prisões e quartos de hospital.