Até a Globo já viu que Lula está passando pano para a ditadura da Nicarágua, comandada pelo ex-guerrilheiro Daniel Ortega.
Em matéria intitulada “Autoritarismo na Nicarágua: Lula vai na contramão de novas lideranças de esquerda na América Latina“, a globo disse que o presidente petista está agindo errado.
“Na última terça-feira (7), durante sua participação no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o governo Lula anunciou que estaria disposto a receber cidadãos da Nicarágua que foram expulsos pelo governo de Daniel Ortega. No entanto, o posicionamento brasileiro foi considerado insuficiente em relação aos 55 países, incluindo governos latino-americanos, que condenaram as violações autoritárias sistemáticas cometidas pelo regime de Ortega”, diz a matéria publicada nesta quinta-feira, 09.
Segundo Celso Rocha de Barros, colunista da “Folha de São Paulo” e autor do livro “PT, uma história”, o governo Lula comete um erro ao se manter em silêncio sobre as ações repressivas da Nicarágua, em nome da relação do PT com a Revolução Sandinista de 1979, destaca o noticioso.
Finalizado afirmando que “Celso afirma que o regime nicaraguense não é socialista nem democrático e que Ortega é hoje um líder autoritário típico da América Latina. O sociólogo ainda destaca que líderes de esquerda de países com democracias consolidadas, como Chile e Uruguai, têm endurecido as críticas contra o governo de Ortega“.