Por Pr Gesiel Oliveira – Presidente Nacional da APEBE – Aliança Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior.
Para falar sobre esse assunto, primeiramente precisamos compreender um pouco do contexto dos dias atuais que a igreja está inserida.
1- Filosofias mundanas: essas ideias estão infiltradas, cada vez mais, em todas as áreas que cercam a nós e nossas famílias. Tratam-se de filosofias que combatem o cristianismo, seus princípios e valores. São ideologias intrinsecamente ligadas ao materialismo histórico e dialético, ao socialismo e comunismo dentre outras correntes ditas progressistas. Ideias que carregam consigo um lastro de desvalor e desprezo pelo sagrado, espiritual e moral.
2-As lideranças cristãs omissas: que ao ignorarem essa temática, deixam seu rebanho exposto e vulnerável aos propagadores dessas ideologias que estão a cada dia mais atrevidos e desrespeitosos. A igreja antes enfrentava problemas que vinham de fora. Hoje o inimigo está se infiltrando na igreja, semeando lentamente essas ideologias no seio da igreja, sem que nada seja feito para impedir esse avanço dilapidador. Lamentavelmente tem surgido uma nova geração de crentes que pensam que é possível estar com Cristo sem abandonar o mundo. E nesse diapasão já se fala em teologia social, comunismo cristão, teologia socialista e até mesmo em teologia inclusiva. Aos poucos os valores primordiais da vida cristã vão sendo atacados em suas bases: a vida, família, princípios cristãos e liberdades.
3- O Cristianismo está sendo enredado: Estamos cada dia mais cercados em uma sociedade absolutamente aparelhada ideologicamente para alcançar as mentes das crianças e adolescentes cada vez mais cedo. Há uma massificação continua dessas ideologias pelos meios televisivos, midiáticos, educacionais, musicais e artísticos voltados cada vez mais a inverter e degradar os valores baseados em sociedade de cultura predominantemente judaico-cristã.
Tudo isso, com o passar do tempo, afeta de forma degenerativa nossas crianças, juventude e família. Sem que os pais percebam, estão sendo “enredados” por essas filosofias e ideologias, e se não estivermos atentos e sóbrios, podemos deixar para agir tarde demais.
Inevitavelmente muitas famílias estão sendo alcançadas por essas ideologias e os efeitos no seio da família e da igreja são terríveis e deletérios. A frieza espiritual é apenas uma das nefastas consequências dessa destruição principiológica decorrente da falta de atenção, inércia e desconhecimento das armadilhas que o mundo moderno virtual trás consigo.
4-Despreparo das lideranças: Boa parte das lideranças cristãs preferem se omitir para evitar os “cancelamentos” ao se envolverem em “polêmicas ideológicas” e é aí que reside o ponto onde a igreja está sendo fragorosamente derrotada. O pior é saber que muitos líderes cristãos não enfrentam o problema por não disporem de conhecimentos, capacitação e preparação para esse embate. Mas uma coisa é certa, as lideranças cristãs que não tomarem uma posição diante dessa batalha não poderão reclamar amanhã do que toleraram hoje em meio ao seu rebanho. E quando os problemas na sua igreja começarem a se avolumar, não pense que foi a igreja que perdeu a santidade, tenha certeza que é o joio que está se multiplicando e aumentando no meio do trigo por falta de cuidado com a seara.
5- Líderes religiosos e pais precisam agir em sintonia: É urgente que nossas lideranças cristãs procurem buscar conhecimentos sobre esses temas atuais. A APEBE – Aliança Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior é uma entidade nacional que está rompendo barreiras nesse sentido e levando conhecimento à muitos cristãos, suas lideranças e convenções em todo Brasil por meio de palestras, encontros e várias ações nesse sentido, visando capacitar e esclarecer constantemente os seus membros e população cristã em geral sobre as base principiológicas e alicerces da fé cristã, de uma sociedade que respeite os valores familiares, a Bíblia, nossa fé e costumes, bem como a defesa judicial, administrativa e ideológica de igrejas associadas, pastores e evangélicos contra quaisquer ações anticristãs, discriminatórias ou que atentem contra nossos diretos e garantias constitucionais, dentre inúmeras outras iniciativas.
6-Última trincheira: A igreja continua sendo uma das últimas trincheiras dessa terrível batalha travada no mundo espiritual, e por conta disso, é a última barreira a ser combatida e vencida na ótica da agenda progressista global. Estamos na última trincheira em meio a uma intensa batalha que está só começando. Venha se posicionar ao nosso lado nessa batalha. Não podemos ficar conformados com essa situação. A Bíblia em Rm 12.2 manda não nos conformarmos com essa situação caótica. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
Pr Gesiel Oliveira
Presidente Nacional da APEBE – Aliança Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior