No último dia 29 de janeiro de 2023, a Igreja Adventista do Sétimo Dia oficializou a divisão de algumas cidades na Bahia para criar uma nova regional, a Missão Extremo Sul Bahia. A cidade de Eunápolis foi escolhida como sede da missão, que abrange 24 distritos pastorais, 20 municípios e 2 unidades escolares com mais de 1.400 alunos, totalizando cerca de 14.000 membros em 187 igrejas e grupos.
Líderes da igreja de toda a América do Sul participaram da cerimônia de inauguração, que contou com autoridades locais e estaduais, empresários da região e pessoas de todas as cidades do território. Durante o evento, os pioneiros da igreja na região foram homenageados, incluindo Alaíde Ribeiro, que fez parte da primeira família adventista da cidade e continua evangelizando.
Dois batismos também foram realizados durante a inauguração, incluindo o de Iaçanã Bráz, um índio Pataxó da cidade de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. Seu pai é o chefe da aldeia e um ancião da igreja local. Sua decisão de se batizar foi comemorada com uma música no dialeto local.
O presidente da Igreja Adventista para o território, Pastor Jucimar Noya, compartilhou que a Missão Extremo Sul Bahia vem para fortalecer o avanço do reino dos céus na região e instituir um campo na área. O pastor Moisés Moacir, presidente da Igreja Adventista para os estados da Bahia e Sergipe, ressaltou que a igreja não é apenas para Eunápolis, mas para todo o território, e que existem para servir, assim como Jesus Cristo veio ao mundo.
O presidente da denominação para a América do Sul, Pastor Stanley Arco, descreveu a igreja como comprometida, unida e visionária, e expressou sua satisfação em ver uma igreja que avança fortalecendo o vínculo no poder do Espírito Santo.
Além da cerimônia, atividades sociais foram realizadas na comunidade, marcando um novo começo para a igreja na região.
Com informações e fotos Adventistas