A situação na Turquia continua extremamente difícil após o terremoto devastador de segunda-feira, que já matou mais de 18.000 pessoas .
Os esforços de resgate por equipes especializadas locais e estrangeiras continuam. Além disso, milhares de pessoas estão desabrigadas ou sem abrigo em meio ao inverno rigoroso.
O pastor Marc Madrigal , de Istambul, explica que várias comunidades protestantes “vão enviar um caminhão com 25 toneladas para a área afetada . Unimos forças com as igrejas de Istambul, e neste caminhão vamos enviar comida, fraldas, roupas… Está muito frio”.
Leia: Agência Cristã envia recursos e profissionais de todo o mundo para Turquia e Síria
Ele também conta que nos últimos dias conseguiram realocar três famílias de Antioquia , epicentro do terremoto , para outras cidades.
Ajuda a curto, médio e longo prazo
Nestes tempos difíceis, os evangélicos estão tentando ajudar a cobrir as primeiras necessidades , sem esquecer uma estratégia de acompanhamento que pode se tornar ainda mais necessária com o passar dos dias.
“Neste sábado teremos uma reunião com os pastores para planejar alguns projetos, como o envio de tendas ou aquecedores . Também planejamos comprar uma van com cozinha para percorrer as áreas afetadas e entregar comida quente. Continuamos a fazer tudo o que podemos”, aponta Madrigal.
O pastor agradece a ajuda financeira de todo o mundo , pois “nada seria possível sem a generosidade de muitos”.
Para Madrigal, “é uma oportunidade de dar bom testemunho. Alguns muçulmanos aqui na Turquia acreditam que os cristãos são seus inimigos , de modo que ver que os estamos ajudando lhes dá um testemunho muito forte do amor de Cristo”.
Determinação e oração
Embora os evangélicos sejam uma minoria no país, as igrejas estão envolvidas e procurando maneiras de ajudar desde o início .
Carlos Madrigal , que foi pastor na Turquia por muitos anos, vem relatando prontamente como eles estão se organizando para ajudar nos lugares mais críticos.
Já temos vários irmãos na área que têm parentes e estão chegando nas diferentes cidades afetadas. Há necessidades urgentes como água, cobertores, remédios e alimentos, que já estamos enviando com as ajudas que recebemos”.
Madrigal, que agora se encontra em Espanha , sublinha que “pela nossa experiência de assistência a um acampamento de 1.500 pessoas há três anos após o terramoto a 70 km de Istambul, sabemos que estas catástrofes requerem uma ajuda a muito longo prazo que tem de ser gerida por etapas ” .
“Graças a Deus, todos os nossos irmãos e irmãs turcos estão fazendo tudo o que podem para ajudar. Somos gratos também por suas orações , porque a vida de todos está sendo interrompida e nossos irmãos e irmãs precisarão de uma porção dobrada da força do Senhor para superar o estresse profundo e implacável que tudo isso traz”, acrescentou.
Com Evangelical Focus