O deputado Léo Barbosa (Republicanos) assumiu nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, juntamente com os demais 23 parlamentares eleitos, o seu segundo mandato no legislativo estadual Tocantinense. O parlamentar presidiu a sessão de posse que deu início à 10ª legislatura e posteriormente também presidiu a sessão de eleição da mesa diretora do 1º biênio da 10º legislatura.
Eleito pela segunda vez consecutiva como o mais bem votado para o legislativo estadual, Léo obteve 32.885 votos nas eleições que ocorreram em outubro de 2022 e contou com apoio em mais de 60 municípios, entre eles Pedro Afonso, Pium, Sandolândia, Itacajá, Itapiratins, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins.
“Venho para esta Casa de Leis mais uma vez com o compromisso de representar as pessoas e trazer as pautas sociais para que o poder público possa dar devida atenção ao que acontece nos municípios tocantinenses, atender as demandas e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou Barbosa.
Em seu pronunciamento, Léo defendeu mandatos plurais, a boa convivência e a necessidade dos parlamentares estarem mais próximos da população. “Que possamos andar pelo estado para ver de perto as dificuldades, que possamos estar cada vez mais perto do povo, porque é andando nas estradas que sabemos qual é o trecho que está ruim, é indo a um hospital que vamos saber o que precisa para a saúde, é andando nas escolas que vamos saber como anda a nossa educação, então que possamos fazer um mandato plural, um mandato de boa convivência e respeito, mas claro, buscando o protagonismo com que fomos eleitos para defender aquilo que acreditamos”, disse o parlamentar.
Presidente no 2º biênio
Ainda nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou as eleições das Mesas Diretoras para os dois biênios. O deputado estadual Amélio Cayres foi eleito presidente para os dois primeiros anos, 2023 – 2024, e o deputado estadual Léo Barbosa foi eleito para os dois anos subsequentes, 2025-2026.
Biênio 2023-2024
Presidente: Amélio Cayres (Republicanos)
1º Vice-presidente: Ivory de Lira (PCdoB)
2º Vice-presidente: Gutierres Torquato (PDT)
1º secretário: Vilmar de Oliveira (SD)
2ª secretária: Janad Valcari (PL)
3º secretário: Marcus Marcelo (PL)
4º secretário: Eduardo Fortes (PSD)
Biênio 2025-2026
Presidente: Léo Barbosa (Republicanos)
1º Vice-presidente: Cleiton Cardoso (Republicanos)
2º Vice-presidente: Vanda Monteiro (União)
1º secretário: Fabion Gomes (PL)
2ª secretária: Eduardo Mantoan (PSDB)
3º secretário: Jair Farias (União)
4º secretário: Wiston Gomes (PSD)