FOTO: Inscrições ocultas do século VIII aC acabam de ser encontradas em pedras antigas, descobertas há mais de um século / Eli Shukron, Jerusalem Post.
Os arqueólogos Eli Shukron e Gershon Galil anunciaram a descoberta de inscrições de 2.731 anos, feitas durante o reinado de Ezequias em Judá, que não haviam sido identificadas até agora devido à erosão das pedras nas quais estão gravadas.
Uma das inscrições recém-identificadas está no final do túnel construído pelo rei Ezequias por volta de 700 aC , logo abaixo do local onde a inscrição original de Siloé foi cortada há mais de um século.
Galil, ex-presidente do departamento de história judaica da Universidade de Haifa, explicou que o nome de Ezequias aparece nas inscrições , bem como um resumo de suas principais ações nos primeiros 17 anos de seu reinado , como o projeto de água ( o túnel de água e a piscina de Siloé ), a reforma ritual, a conquista da Filístia e o acúmulo de propriedades.
Além disso, eles mostram a data exata da conclusão do projeto de canalização de água : 2 Tammuz no 17º ano do reinado de Ezequias, ou seja, 709 aC.
“Estas são as inscrições reais mais completas que temos , e são mais uma prova de que os reis de Israel e Judá escreveram inscrições reais que indicavam o seu nome e feitos ”, apontou Galil.
A antiga inscrição original de Siloé foi descoberta em 1880 dentro do túnel de Ezequias , depois foi removida e depois transferida para Istambul pelas autoridades otomanas que controlavam a Terra Santa naquela época.
Traduções
As primeiras linhas da inscrição estão em Istambul, mas algumas das traduções de Galil já foram tornadas públicas
Segundo Galil, essas traduções são muito semelhantes aos textos bíblicos de 2 Reis 18 e 20 . “Esses são , na verdade, os primeiros manuscritos da Bíblia . Eles antecedem os amuletos de prata Ketef Hinom em cerca de 100 anos e os Manuscritos do Mar Morto em centenas de anos”.
A descoberta até agora foi relatada na grande mídia, mas espera-se que mais detalhes sejam publicados em breve em uma publicação de prestígio.
Segundo os arqueólogos bíblicos , esta é uma das descobertas mais importantes em Israel nos últimos anos , devido ao tamanho da inscrição, sua idade e sua precisão em termos de dados históricos, geográficos e religiosos.
A representação de Ezequias nas inscrições é consistente com o relato bíblico , que o identifica como um dos reis-chave na consagração de Israel a Javé, destruindo outros elementos cultuais e supersticiosos da época, como também é especificado nas inscrições agora descobertas .
As descobertas “ apoiam a afirmação de que as escrituras do Livro dos Reis são baseadas em textos originários de crônicas e inscrições reais , e que a Bíblia reflete a realidade histórica e não a imaginação”, enfatizou Galil.
Próximo livro
Todas as inscrições serão publicadas em breve em hebraico e inglês, acompanhadas de fotografias de alta qualidade com análises lingüísticas, históricas e paleográficas detalhadas, no próximo livro de Galil e Shukron, The Inscriptions of Ezekiah King of Judah , que foi aceito para publicação e será ser publicado no próximo ano.
Com New Christian