O vereador Eudes Assis (PSDB) apresentou um projeto de lei que institui em Palmas uma campanha de conscientização, incentivo, cuidado e promoção da saúde mental materna.
Talvez você não saiba, mas durante a gravidez, parto, e após o parto nota-se aumento do risco de problemas de saúde mental entre puérperas.
A saúde mental está relacionada ao estado emocional, psicológico e ao bem-estar dos indivíduos e pode, portanto, influenciar sentimento e o funcionamento de gestantes ou puérperas.
Neste sentido, as campanhas servirão para dar visibilidade ao tema através de palestras, seminários, eventos, atividades educativas e outros.
O texto de Eudes também pede ao poder municipal que desenvolva de políticas públicas adequadas na Rede Primária de Saúde, com vistas a manter um atendimento eficaz e de qualidade, para preservar a integridade da saúde mental materna.
“A saúde mental materna tem se agravado com o aumento nos casos de violência doméstica, depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio e infanticídio. A retomada das atividades do cotidiano após um longo período de restrições, em função da pandemia, fragilizou ainda mais a saúde de inúmeras mulheres, sobretudo com a chamada tripla jornada de trabalho”, justifica o parlamentar.