No mês em que a ONU disse que se opor à ideologia de gênero é “crime contra a humanidade”, um dos maiores jogadores de futebol da história da Grécia foi condenado a 10 meses de prisão por postagens nas redes sociais nas quais criticava uma nova lei de identidade de gênero.
Vasilis Tsiartas, um meio-campista aposentado, foi condenado por um tribunal em Atenas a 10 meses de prisão e condenado a pagar uma multa de 5.000 euros por comentários que fez em 2017 no Facebook sobre a nova lei de identidade de gênero.
Leia também: Pastor Jorge Linhares será investigado por vídeo contra ideologia de gênero
Tsiartas escreveu que esperava que “as primeiras mudanças de sexo sejam realizadas nos filhos daqueles que ratificaram essa abominação”, segundo o The Times , um meio de comunicação grego. “Legitimize também os pedófilos para completar os crimes.” Poucas horas depois, Tsiartas escreveu: “Deus criou Adão e Eva”.
Tsiartas está planejando apelar. Ele jogou por equipes profissionais dentro da Grécia e pela seleção grega.
Sua sentença veio sob uma lei que torna ilegal incitar violência ou ódio com base na identidade de gênero. Foi a primeira condenação desse tipo sob a lei.
A Transgender Support Association descreveu a condenação como “particularmente importante para a comunidade transgênero”.
Tsiartas, 49, foi membro de um dos times de futebol mais celebrados da história da Grécia: a seleção que venceu o Campeonato Europeu de Futebol de 2004 (“o Euro”). Durante sua carreira, ele nunca recebeu um cartão vermelho.
Ele foi apelidado de “el Mago” (o mágico).
“Além dos muitos gols que ele marcou com cobranças de falta, chutes longos e curtos e pênaltis, ele também às vezes marcou com cobranças de escanteio direto”, escreveu o Times. “Assim, Tsiartas foi o principal cobrador de bolas paradas da seleção grega e do AEK Atenas. Ele foi um membro importante de ambas as equipes, dando duas assistências em Portugal para a vitória final da Grécia na Eurocopa 2004”.
Depois de levar a Grécia a um título memorável no futebol, Tsiartas agora lidera uma luta pela liberdade de expressão.
Com Christianheadlines