Lula (PT) disse ter criado a Marcha Para Jesus no ano de 2010. A declaração foi dada ao Flow Podcast, em entrevista na última terça-feira (18), mas isso é uma fake news (mentira).
Fui eu em 2010 que criei a Marcha com Jesus
Luiz Inácio Lula da Silva (na entrevista ao Flow)
A história da Marcha para Jesus
O projeto de lei sobre o dia da marcha foi criado pelo então senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) em 2008. O texto tramitou no Congresso sem interferência do governo federal.
Em 2009, o projeto virou lei, de fato, ao ser sancionado pelo então presidente Lula. De acordo com a lei, o dia da Marcha é celebrado, anualmente, no primeiro sábado subsequente aos 60 dias após o domingo de Páscoa.
Leia também: Decisão de ministra do TSE beneficia Lula com 340 comerciais a mais que Bolsonaro
No entanto, a marcha já existia, e não foi criada por Lula.
Na década de 1980, algumas igrejas de Londres começaram a realizar marchas religiosas. Em 1989, os eventos, que começaram a ser chamados de Marcha Para Jesus, já eram realizados em 45 cidades do Reino Unido. Depois, o ato cruzou fronteiras e chegou a diversos países, incluindo o Brasil.
De acordo com o portal oficial da Marcha para Jesus no país, o apóstolo Estevam, atual presidente da organização em território nacional, foi quem trouxe o evento para o país. A primeira edição ocorreu em 1993, na avenida Paulista, em São Paulo.
Com CNN