O término das filiações partidárias para quem deseja concorrer ao pleito termina no próximo dia 02 de abril em todo o Brasil. E no Tocantins, partidos, deputados, governistas e oposição trabalham a todo vapor para montar time competitivo para as eleições de outubro. Um dos partidos que resiste aos ataques de deputados estaduais com mandato, é o do senador Irajá Abreu, do PSD. Ao que tudo indica, a legenda do senador deve eleger ao menos 02 deputados estaduais e 01 federal.
Segundo fontes, um dos nomes fortes da legenda é o ex-vereador de Gurupi, Eduardo Fortes, delegado Rérisson e Terciliano Gomes, ambos de Araguaína. Apesar de ter sido apelidada de chapinha, para lograr êxito no PSD, o possível candidato terá que obter pelo menos 10 mil votos para ficar com a vaga de deputado estadual.
Outra chapinha que resiste e caminha para eleger dois estaduais, é o PSB de Amastha, que conta com Jr Brasão, Mauro Lacerda, Tiago Andrino, Epitácio Brandão, Somos, Moisemar Marinho e outros dois parlamentares do interior do Tocantins.
O PSDB da Prefeita Cinthia Ribeiro está a todo vapor tentando montar chapinha de estadual. Eudes Assis, Eduardo Mantoan e Filipe Martins, por enquanto, são os nomes da legenda. O Republicanos do Governador Wanderlei Barbosa deve receber ao menos 10 deputados estaduais. Já o Podemos de Ronaldo Dimas, terá Marcus Marcelo, Gipão e Janad Valcari, Joaquim Maia entre outros.