Na tarde desta segunda-feira, 27, o presidente da Bancada Empresarial Mauro Lacerda (PSB) junto aos demais membros da bancada, realizaram uma Sessão Ordinária onde receberam os representantes da BRK Ambiental, Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR). Foi discutido sobre a criação de subcategorias de consumo de água empresarial e a redução da taxa de esgoto para todos os palmenses.
ATR
Durante a Sessão Ordinária, Lacerda questionou o presidente da ATR Edson Cabral sobre a possibilidade de reduzir a taxa mínima que é de 200,00 reais, paga pelos pequenos empresários, o que dificulta e traz prejuízos, pois o empresários muitas vezes não conseguem realizar a locação dos imóveis. Após o questionamento de Lacerda, o presidente respondeu que existe uma possibilidade de realizar um estudo para ter uma tarifa diferenciada para os pequenos comércios.
BRK
A BRK foi representada pela gerente Sandra Lucia, que respondeu os questionamentos dos vereadores a respeito do mau cheiro no Jardim Bertaville e da falta de água na Região Sul da cidade. Sobre o mau cheiro, a representante informou que a estação foi instalada na região antes de seu adensamento e que a empresa tem buscado soluções para amenizar o problema como a instalação de biofiltros e cortina vegetal.
Sobre a falta de água nos bairros da Região Sul, Sandra informou que a tubulação que atende a localidade é antiga e acontecem algumas rupturas, mas que o encanamento está sendo substituído. Na oportunidade, os vereadores questionaram a respeito de um vazamento de esgoto que ocorreu a dois meses na região sul de Palmas, trazendo muitos transtornos a comunidade. A gerente respondeu que a BRK está realizando uma investigação e acredita que o ocorrido pode ter sido um ato de vandalismo.
Segundo Lacerda, a ATR se comprometeu em dar uma resposta em relação aos questionamentos da bancada em 45 dias. “Estamos confiantes de que soluções serão tomadas para o benefício da população e dos nossos empresários, pois não podemos mais tolerar valores altos sendo cobrados dos nossos comerciantes, o mau cheiro que afeta os nossos moradores do Bertaville e das regiões adjacentes. Tenho certeza de que em breve receberemos os estudos da ATR para lutar pelo nosso povo”, pontuou Lacerda.
Além de Lacerda, participaram da reunião os vereadores Marcio Reis (PSL), Nego do Palácio (PDT), Joatan de Jesus (Cidadania) e Junior Brasão (PSB).
Por: Fernando Lucas – ASCOM Mauro Lacerda