O vereador Eudes Assis (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Palmas nesta terça-feira (10) para defender um tema importante para os empresários brasileiros que são provedores de internet por fibra ótica.
Segundo o parlamentar, são 16 mil empresários que não estão recebendo apoio financeiro para disputarem o leilão que definirá a empresa que vai operar a tecnologia 5G no Brasil.
“Somente três empresas internacionais disputarão esse pregão de trilhões de reais e as nossas empresas regionais, nacionais, estão de fora sem ter a condição de participar dessa transação”, declarou.
Assis protesta a falta de opções de financiamento para empresas nacionais que também estão de fora dessa disputa. “Precisamos desse Parlamento discutindo para que o Brasil respeite nossos empresários. A 5G é nossa e nada é mais justo que as nossas pequenas empresas fazerem parte desta fatia de bolo”, declarou.
A fala do vereador palmense acontece após encontro em Brasília com Robson Lima, presidente da Associação Brasileira de Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramult), uma entidade que engloba 11 mil provedores de internet regionais que, juntos, atendem todos os municípios do país com internet de fibra ótica.
Eudes Assis se comprometeu em lutar para que a Abramulti esteja como a quarta empresa a participar do leilão. “Essas empresas têm uma importância muito grande e eu já estou atuando em favor deles para abrir esse debate até que o Ministério das Comunicações consiga valorizar esses empresários”.