O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (16), com extensionistas, das diversas áreas de atuação do órgão, para definir a programação da 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada, de 3 a 7 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
As atividades do Ruraltins serão desenvolvidas no Pavilhão da Agricultura Familiar e têm por objetivo apresentar alternativas de produção e novas tecnologias aos produtores rurais.
Na oportunidade, o presidente disse que é preciso pensar numa programação que contemple o público alvo do Ruraltins, para que as caravanas dos agricultores familiares participem efetivamente das ações propostas. “Estamos trabalhando para oferecer ao produtor aquilo que ele busca na Agrotins: conhecimento e experiências que possam ser desenvolvidas em sua propriedade”, avaliou.
O gerente da Agrotins, Aníbal Pereira Roque, ressalta que, neste ano, serão implantadas 18 unidades demonstrativas de diversas culturas tais como maracujá, arroz, açaí, milho, soja, hortaliças, além de pequenos animais e unidades com a metodologia do Plano ABC. “Praticamente todas as unidades são novas e, em cada uma delas, foram adotadas técnicas de cultivos diferenciadas, sempre visando o nosso público”, informou Aníbal.
Durante a reunião ficou definido que além de palestras sobre o Plano ABC, cadeia produtiva do leite, piscicultura, olericultura, dentre outras atividades, serão realizadas também oficinas práticas em compostagem e meliponicultura. O Ruraltins atenderá ainda o produtor quanto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Agrotins
Considerada a maior feira do agronegócio da região norte, a Agrotins tem como objetivo levar conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando à transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.
A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas, ligadas ao setor produtivo.
Sugestão de legenda:
Na Agrotins 2016, Pavilhão da Agricultura Familiar traz palestras, oficinas e 18 unidades demonstrativas de produção.
Ascom