Da Redação JM Notícia
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) enviará 50 caminhões pipa para abastecer as cidades afetadas pela seca no Tocantins, medida que será mantida até que a situação melhore.
Cidades como Dianópolis, Novo Jardim, Conceição do Tocantins, Miracema, Dois Irmãos, Silvanópolis e Babaçulândia já cotam com esses caminhões e outras prefeituras também podem solicitar junto à ATS.
Para acelerar a liberação de recursos para que as prefeituras contratem caminhões pipa próprios é necessário pedir autorização do Ministério da Integração Nacional para decretar estado de emergência.
Segundo a defesa civil 15 municípios entraram com o medido e quatro deles já receberam a autorização: Santa Rosa, Chapada de Natividade, Almas e Porto Alegre do Tocantins.
Baixa umidade do ar
Nesta quarta-feira (30), 13 cidades do sul do estado entraram em estado de emergência pela baixa umidade relativa do ar. Os índices ficaram abaixo de 12%, clima semelhante ao de regiões de deserto.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que o mínimo da umidade relativa do ar seja de 60%. Em várias cidades do Estado não chove há mais de 100 dias.