Agora que já tem alguns anos, o Bitcoin (BTC) desenvolveu várias aplicações reais e segue mais acessível do que nunca. Por isso, todo mundo está tentando conseguir a criptomoeda.
Felizmente, não faltam exchanges e mercados que permitem comprar Bitcoin com facilidade. Além disso, a grande variedade de opções de pagamento disponíveis nessas plataformas permite usar praticamente qualquer forma de pagamento imaginável, inclusive gift cards.
Comprar Bitcoin com um gift card pode parecer pouco convencional para quem é novo nesse espaço, mas quem está acostumado a negociar acha essa solução excelente. Se você tem alguns gift cards sobrando, talvez deva considerar trocá-los e começar a ter Bitcoin.
5 mercados peer-to-peer para começar
Embora sejam relativamente novos, os mercados peer-to-peer (P2P) fizeram seu nome no espaço do Bitcoin. Em comparação com as exchanges tradicionais — em que, na maioria das vezes, é preciso vincular uma conta bancária pessoal —, esses mercados podem reduzir custos, velocidade de transação e permitir pagar basicamente como o usuário quiser. Eles se tornaram algumas das formas mais usadas para comprar Bitcoin, e alguns chegam até a permitir guardar Bitcoin com uma carteira Bitcoin diretamente da plataforma.
Se você ainda está começando, reunimos uma lista de algumas das melhores exchanges P2P do mercado:
Paxful
Agora com nove milhões de usuários em todo o mundo, a Paxful se tornou um dos principais mercados peer-to-peer do planeta.
Um dos maiores diferenciais da plataforma é sua ampla variedade de formas de pagamento: são mais de 350 disponíveis, desde transferências bancárias e carteiras eletrônicas até gift cards das mais diversas marcas. A melhor parte é que a Paxful não cobra taxas de quem compra Bitcoin, permitindo que você comece com custos mais baixos.
Você ainda recebe uma carteira Bitcoin totalmente gratuita assim que cria sua conta — a Carteira Paxful — com sistemas de segurança de última geração. Além disso, os milhares de negociantes confiáveis disponíveis na plataforma são avaliados pelos moderadores da Paxful, oferecendo a você todas as ferramentas necessárias para começar a negociar com segurança com alguns dos melhores do mercado.
O único contra da plataforma peer-to-peer número um é que, com todas essas opções disponibilizadas a seus usuários, ela pode confundir novatos. Felizmente, você pode começar com apenas 10 USD e aprender os prós e contras da plataforma antes de passar a negociar valores mais altos. Além disso, há um grande volume de materiais instrutivos disponíveis e uma equipe de suporte ao cliente disponível 24 horas para ajudar você a qualquer momento.
LocalCoinSwap
A LocalCoinSwap é muito semelhante à Paxful. Embora não ofereça tantas formas de pagamento — 300 opções de pagamento em comparação com as mais de 350 da Paxful —, ela funciona de forma muito semelhante.
Não há taxas de compra quando você escolhe em uma lista de ofertas, mas há uma taxa de 1% quando você cria a sua própria oferta para vender Bitcoin. Na LocalCoinSwap, você também está protegido por serviços de custódia, uma equipe de suporte ao cliente 24 horas e outros pequenos recursos como pontuação de reputação e autenticação de dois fatores.
Nessa plataforma, as regras KYC/AML são mínimas, o que tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, você pode começar a negociar sem precisar fornecer nenhum tipo de identificação. Mas por outro lado, isso significa que pode haver usuários desonestos à espreita na plataforma. Tudo depende de você ser capaz de identificá-los.
Hodl Hodl
A Hodl Hodl, uma jogada inteligente na popular gíria Bitcoin, é um mercado peer-to-peer que, assim como as outras plataformas desta lista, permite que seus compradores e vendedores executem as negociações por conta própria. Além disso, ela também tem contratos multiassinatura para proteger as transações.
Mas o grande diferencial da Hodl Hodl é sua estrutura de taxas. Na plataforma, há um sistema de taxas de negociação em vários níveis: todos começam com uma taxa de 0,6% por transação. Para diminuir essa taxa, você pode fazer ações específicas.
Por exemplo, se você quiser reduzir para 0,55%, vai precisar levar outros usuários para a plataforma e fazer com que eles se cadastrem usando seu código de indicação. Se você quiser reduzir a taxa ainda mais para 0,5%, vai precisar concluir o processo de verificação completo. Pode ser um pouco confuso no começo, mas felizmente, você pode verificar quanto custam suas taxas de negociação a qualquer momento em seu perfil.
LocalBitcoins
Sendo uma das plataformas mais antigas desta lista, a LocalBitcoins cresceu e se tornou um dos mercados peer-to-peer mais conhecidos do mundo. Ela existe desde 2012 e construiu uma boa reputação entre os negociantes.
A LocalBitcoins é muito semelhante à Paxful e à LocalCoinSwap no sentido de que possui uma ampla variedade de opções de pagamento: 60 formas de pagamento em comparação com as 300 da LocalCoinSwap e as mais de 350 da Paxful. Ela também tem uma estrutura de taxas semelhante: comprar Bitcoin é totalmente gratuito, mas há uma taxa de 1% quando você cria uma oferta.
A maior desvantagem da LocalBitcoins é que você precisa ficar atento na plataforma para proteger seu dinheiro. Há usuários desonestos na plataforma, e você precisa ter certeza de poder identificá-los.
WhalesHaven
Provavelmente a estrutura mais diferente, a WhalesHaven é mais baseada em leilões em comparação com as outras plataformas desta lista. Ela possui um processo de troca exclusivo que permite negociar diferentes tokens de diferentes redes sem precisar configurar uma conta nem fornecer informações pessoais.
Basicamente, você nem precisa ter uma conta para começar a negociar. Você pode começar assim que tiver sua própria carteira multiassinatura, uma carteira que requer dois ou mais conjuntos de chaves privadas para fazer transações.
Pronto para começar?
Com todas as plataformas que apresentamos, você deve ter uma ideia geral de onde deseja começar a negociar Bitcoin. Agora, é tudo uma questão de preferência pessoal.
Se algumas delas despertou seu interesse, lembre-se que esses são apenas prós e contras gerais. Mergulhe mais fundo em cada plataforma antes de investir seu dinheiro. Confie em nós… Quando se trata de qualquer tipo de investimento, conhecimento é poder. Você vai querer aprender tudo o que puder antes de colocar seu dinheiro em qualquer tipo de risco. Faça a sua escolha entre as cinco plataformas que apresentamos, aprofunde-se, entenda como cada uma funciona e depois coloque seu dinheiro. Um pouco de lição de casa pode fazer uma grande diferença.