5 Dicas Para Formar Parcerias no E-commerce

É fundamental manter um alto padrão de profissionalismo

Vivemos em uma época muito propícia para empreendedores
adaptados aos meios digitais. As oportunidades são infinitas e junto com elas
surgem também as parcerias, lucros e sucesso! Mas você sabe como criar e manter
suas parcerias?

Hoje em dia, existem muitas plataformas, aplicativos e sites
que contribuem bastante para quem é um empreendedor digital. No entanto, para
ser bem-sucedido é necessário muito mais do que adaptar-se às novas tecnologias
e ferramentas.

O segredo do sucesso pode ser encontrado no estabelecimento
de parcerias que são excelentes para o seu negócio! As parcerias sólidas e
consistentes podem ser as responsáveis por trazerem os resultados positivos
almejados!

E, para criar as parcerias e mantê-las, é fundamental seguir
alguns critérios, padrões e hábitos que facilitam bastante o surgimento de um
relacionamento profissional duradouro.

Por isso, hoje vamos abordar 5 dicas para ajudá-lo a formar
parcerias mesmo que você não saiba o que é e-commerce! Com estas dicas, seu sucesso pode estar muito mais próximo
do que você imagina! Aproveite!

1. Esteja Online

A primeira dica para ajudá-lo a estabelecer parcerias no
e-commerce é que sua empresa esteja presente em diversas redes online. Desde
redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram até redes
colaborativas especializadas em e-commerce como a Shopify.

Ao participar destas redes é possível conhecer empresas e
pessoas com objetivos próximos aos seus. Também é possível contribuir com seu
conhecimento e experiência e receber a contribuição de outros profissionais.

Estar online e em contato com outras empresas é fundamental
para que você estabeleça novas parcerias. Além disso, ao estar presente e
atualizando suas redes sociais é muito mais fácil que as pessoas estejam em
interação com sua empresa.

Dessa forma, suas parcerias tendem a ter um relacionamento
mais duradouro do que se você fica desaparecido ou offline. Portanto, invista
em suas redes online e mantenha contato com os profissionais de sua área!

2. Seja Colaborativo

Não basta apenas estar presente nas redes digitais, mas
também, é extremamente importante que você seja bastante colaborativo! Assim,
as outras empresas e profissionais poderão contar com sua contribuição e
estarão dispostos a ajudá-lo quando precisar!

Para a rede colaborativa funcionar bem, procure evidenciar
suas habilidades e expor quais pontos fracos você deseja aperfeiçoar. Dessa
forma, a parceria será vantajosa para todos os profissionais envolvidos.

Você pode participar do Programa de Parcerias da Shopify
para ser beneficiado e contribuir com a rede colaborativa de parceiros
especialistas em e-commerce. Existem várias vantagens em participar do
programa!

Ao ser um parceiro
da Shopify
você tem acesso à conteúdos e atualizações exclusivas. Nele, é
possível ter acesso à Shopify Partner Academy em que há fóruns especiais,
tutoriais, treinamento e certificação online para seu aperfeiçoamento
profissional.

Além disso, a rede colaborativa de parceiros da Shopify,
possibilita que você aumente sua receita, seu conhecimento e contribua com
outros profissionais da área de e-commerce. Sem contar todo o auxílio do
atendimento exclusivo da central de ajuda e suporte.

Então, vale investir em programas e redes de colaboração
online. Principalmente, daqueles em que o foco principal é a área de
e-commerce!

3. Procure Afinidades Profissionais

Uma dica que pode ser bastante útil para ajudá-lo a formar
parcerias no e-commerce é procurar empresas e profissionais que possuam
afinidade com sua empresa. Estas afinidades podem ser em relação ao nicho de
atuação ou objetivos semelhantes.

Para estabelecer parcerias no e-commerce de forma
estratégica, busque e encontre possíveis parceiros que tenham valores,
objetivos e princípios alinhados ao de seus negócios.

Os posicionamentos e alinhamentos em comum além de
diminuírem futuros problemas na parceria, servem perfeitamente para que a
parceria seja consistente e duradoura. Afinal, não adianta estabelecer
parcerias em que hajam muitas divergências.

O excesso de ruídos de comunicação e visões de negócio
opostas podem acabar gerando atritos indesejáveis entre sua empresa e a empresa
parceira. Dessa forma, a melhor forma de evitá-los é conhecendo bem sua empresa
e procurando parceiros alinhados com ela.

Por isso, procure definir de forma clara e objetiva seus
planos de negócios, valores e objetivos para expô-los antes de começar as
parcerias. Ao alinhar as visões os resultados esperados serão os mesmos, assim,
os conflitos serão evitados!

Dessa forma, é imprescindível alinhar cada detalhe até mesmo
aspectos criativos, financeiros e legais. Vale salientar também a importância de
acordos em relação à divisão de lucros e tarefas.

Portanto, insista no diálogo transparente antes de começar a
associação, seja virtualmente ou presencialmente. Assim, é possível definir com
clareza o papel de cada um na parceria!

4. Expanda Suas Parcerias

Outra dica imprescindível para firmas suas parcerias é não
ficar acomodado após o estabelecimento de poucas parcerias! Procure sempre
estabelecer novos parceiros para alcançar resultados ainda melhores!

Tenha em mente que quanto maior o número de parceiros e
quanto maior for a qualidade destas parcerias maiores serão as chances de sua
empresa obter ótimos resultados. Afinal, serão muitos empreendedores e
profissionais interessados em promover seu sucesso!

Lembre-se também de não firmar parcerias apenas com empresas
e profissionais do seu segmento. Pode ser muito interessante estabelecer outras
parcerias estratégicas que sejam vantajosas para ambos.

Então, continue firmando novas associações com parceiros de
diferentes áreas profissionais, mas que possam colaborar com a sua empresa e
vice-versa.

5. Mantenha Um Alto Padrão de Profissionalismo

Antes de fazer suas parcerias e durante o funcionamento
delas é fundamental manter um alto padrão de profissionalismo, assim, os
relacionamentos serão duradouros. Veja abaixo as dicas principais para atingir
este padrão de excelência em suas relações!

Para começar, é fundamental que sua empresa opte por um
posicionamento ético e confiável. Evite falar mal de outras empresas
concorrentes e não deixe rastros online que possam prejudicar a sua imagem e
reputação.

Ao firmar suas parcerias defina com clareza quais são as
tarefas, metas e resultados esperados. Dessa forma, todos poderão cumprir com
os objetivos e prazos almejados.

Portanto, ao manter todos os detalhes bem alinhados, fica
muito mais fácil manter o alto padrão da parceria e a confiança de seus
parceiros em suas habilidades e potencial! Sendo assim, invista nas parcerias
de forma profissional e faça bons negócios!