Durante o período de Carnaval, que vai de 06 a 09 deste mês, Palmas receberá importantes eventos religiosos, organizados por igrejas evangélicas e católicas. Dentre eles, foram confirmados nove grandes eventos na Capital. São eles: Holyfest da Igreja Videira, UMADEP – Congresso de União de Mocidade e Adolescentes da Assembleia de Deus de Palmas; Restaurando Vidas – Congresso de adolescentes, jovens e senhoras; COMADEC – Congresso de Missões das Assembleias de Deus de Palmas: Rebanhão – Organizado pela Renovação Carismática Católica; EMEP – Encontro da Mocidade Evangelista da Igreja Assembleia de Deus Madureira de Palmas; Coimadetins Jovens 2016; Tremendão – Igreja de Cristo; Retiro da Bênção Real –ICB Palmas.
O Rebanhão 2016, organizado pela Renovação Católica Carismática de Palmas, e segundo os organizadores do evento tem com o objetivo de levar o primeiro anúncio e a conversão. E, ainda segundo a organização o tema segue o discernido pela RCC Brasil para os retiros de carnaval: “Vê a alegria que te vem de Deus”. O evento será realizado no Colégio de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, onde acontecem pregações, momentos de louvor, adoração e celebração da Santa Missa.
Outro já tradicional na cidade é o Encontro da Mocidade Evangelista das Igrejas Assembleias de Deus Madureira de Palmas – EMEP, que em 2016 chega a sua 14ª edição, organizado pela Igreja Assembleia de Deus Madureira, e segundo seus organizadores e evento tem como expectativa de reunir, por noite, um público de mais de cinco mil pessoas em cada noite, e este ano acontecerá na Feira Coberta da 1.106 Sul. “Além das quatro noites de evento, teremos programação durante as manhãs, e esperamos caravanas do interior do Tocantins, além de outros estados, como Bahia e Goiás”, disse o pastor Silvoniz Fonseca.
Com a temática “O Jovem e a Pós-Modernidade”, acontece também o Congresso de União de Mocidade e adolescente – UMADEP, que segundo os organizadores terá um público estimado em duas mil pessoas por noite, recebendo congressistas das principais cidades do Tocantins, além dos estados da Bahia e Brasília, São Paulo. “O evento que acontecerá durante o dia já está com 400 inscritos, sendo que muitos realizam inscrições no dia do evento”, ressaltou o coordenador do evento, Lásaro Quirino.
Para o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, eventos deste porte tendem a proporcionar o desenvolvimento em todo o trade turístico da Capital, aumentando o fluxo de pessoas no comércio local em áreas como: vestuário, livrarias, artigos religiosos, alimentação, hospedagem, serviços de sonorização iluminação e palco, dentre outras.
Segundo Rodrigues, a Prefeitura de Palmas, por meio do projeto “Palmas, Capital da Fé”, tem como objetivo apoiar e fomentar o desenvolvimento da cidade, com vistas a atingir este novo nicho do mercado, que é o turismo religioso. “Vamos realizar uma programação diferenciada no período de Carnaval, constituindo uma plataforma de integração entre os eventos mais tradicionais da cidade nestas datas, para o desenvolvimento da cadeia turística religiosa da cidade”, enfatizou o presidente.
Todos os eventos religiosos da cidade por sua relevância, são reconhecidos através da Lei Municipal, Nº 1327, de 15 de setembro de 2004, que inclui no calendário oficial de eventos do município de Palmas, os eventos evangélicos realizados no período de Carnaval, e através de Lei Estadual, Nº 2.389, de 7 de julho de 2010, que também inclui os eventos evangélicos no Calendário Oficial do Estado do Tocantins. Com informações ASCOM Palmas