Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Mundo Cristão

2 anos depois, Assembleia de Deus volta a realizar o “AcampaDEPAD” na Bahia

Evento ocorre no Eco Resort Paraguaçu e reúne jovens e adolescentes de toda a capital do Estado para buscar o nome do Senhor após 2 anos de intensa pandemia.

Publicado

em

Após dois anos de hiato, o final de semana de 17 a 19 de junho de 2022 vai ser marcado na Bahia pelo retorno do “AcampaDEPAD”, o acampamento promovido pelo Departamento de Adolescentes da Assembleia de Deus (DEPAD). O evento, que foi suspenso nos anos de 2020 e 2021 por conta do estágio avançado da pandemia, retorna com uma nova programação e um foco em cuidar dos principais problemas apresentados pelos adolescentes em dois anos de isolamento.

Com o tema “O que eu preciso?”, o ‘Acampa’. promovido pelo maior departamento eclesiástico de adolescentes do Brasil, tem a missão de recepcionar 600 adolescentes que passaram por uma das maiores crises sanitárias do mundo. Em tempos em que as doenças da mente estão sendo bastante discutidas, temas como depressão, transtornos, déficit de atenção e saúde mental são as coisas que mais tem afligido esse público. O retorno gradativo a “vida real” tem demonstrado que esses anos deixaram marcas profundas, e como lidar com isso é um papel fundamental na ajuda a esse público.

“Fazer acampamento todos os anos é um grande desafio, que gera em nós uma expectativa muito grande porque são muitos adolescentes juntos. São sempre mais de 600 pessoas reunidas. A gente faz isso há mais de 10 anos, e estamos próximos de 15 acampamentos realizados. Porém, a grande questão é que demos uma pausa de 2 anos. Não só o departamento como o mundo inteiro foi bastante modificado nesse tempo. Muitos de nós se tornaram mais ansiosos e impacientes.”, relata Ney Deus, presbítero, diretor geral do DEPAD e organizador do evento.

O DEPAD realiza há mais de 10 anos os maiores eventos de adolescentes evangélicos no estado, e recentemente se tornou o maior departamento de adolescentes do país, reunindo mais de 15 mil pessoas em ao longo de diferentes eventos no ano. Esse trabalho tem sido essencial para a Assembleia de Deus na Bahia, para pensar em estratégias para pregar a Palavra de Deus a uma geração cada vez mais virtual e pós-moderna.

“Um dos fatores que dificulta na preparação de um evento como esse é a motivação dos adolescentes. Por terem ficado 2 anos em casa, muitos se acomodaram nessa situação e não tem interesse em interagir, estão muito mais voltados ao mundo virtual.” Diz Vanessa Cerqueira, psicóloga integrante do Instituto DEPAD, um braço do departamento voltado ao cuidado com a saúde mental dos adolescentes. “Outros se tornaram adolescentes dentro dessa realidade, e não sabem interagir com os outros. Trabalhar a interação social e a captura da atenção são as grandes tarefas que temos”, completa.

Para essa edição, os esforços dos líderes em parceria com a igreja fizeram com que as vagas limitadas foram esgotadas com semanas de antecedência, gerando lista de espera para possíveis desistências.

“Estávamos com saudades porque o DEPAD trabalha com pessoas. Estamos muito animados por reunir pessoas, porque sabemos os frutos desses eventos, é transformador”, completa Ney, sobre o retorno dos eventos presenciais de grande porte. O “AcampaDEPAD” ocorre de 17 a 19 de junho e tem a presença do pastor presidente da Assembleia de Deus na Bahia, Valdomiro Pereira, junto dos pastores Marcos Paulo, Edvaldo Filho, Alex Santana, Samuel Júnior e Banda DEPAD.

PUBLICIDADE