Moda evangélica mantém crescimento com público fiel
O crescimento constante do número de evangélicos no Brasil têm garantido ao segmento uma boa proteção diante da crise econômica que afeta o país. “O mercado cresce impulsionado pelo aumento do número de evangélicos, que segundo previsões do IBGE será a metade da população brasileira, em 2040. Temos resistido bravamente à crise, e alguns setores como moda e tecnologia têm gerado novas oportunidades de negócios para empreendedores evangélicos. Esse cenário favorável se deve também à busca pela fé em tempos de escassez, já que muitas pessoas voltam-se ao divino e se aproximam da igreja como uma válvula de escape em meio aos problemas”, explica Marcelo Rebello, presidente da Abrepe.
A Via Tolentino, com sede em Maringá, no Paraná, é um reflexo desse bom desempenho do segmento. Com cinco lojas de atacado (Maringá e Curitiba, no Paraná; Salto e Braz, em São Paulo, e Fortaleza, no Ceará), a marca criou, em 2014, um e-commerce também com foco atacadista, tornando-se pioneira nesse ramo entre as confecções de moda evangélica. “Mesmo com a crise, em 2016 a evolução do nosso e-commerce está em 30%, só no primeiro semestre, e já conseguimos atingir as metas criadas para o período”, comenta Vinicius Tolentino, diretor comercial da empresa. Eles cresceram 16% neste ano, e atribuem o bom desempenho às estratégicas de relacionamento com o cliente e a busca constante pela profissionalização.
Respeito ao costume religioso
A moda evangélica preza pelos modelos que permitam à mulher estar confortável, elegante, mas, sobretudo, discreta. As saias, em geral, têm um comprimento que fica pouca coisa acima do joelho e são bastante procuradas por clientes que frequentam igrejas onde o uso de calças não é recomendado para mulheres, ou pelo menos não dentro dos templos. Os decotes são sempre mais altos, para que não mostrem o colo, e as transparências raramente são usadas. “Esse foi um dos motivadores para a criação do nosso negócio. Atuamos a cinco anos no segmento da moda evangélica executiva feminina e foi a dificuldade em encontrar produtos decentes e comportados que nos fez abrir a empresa. Já nascemos virtuais e estamos com projetos de montar o espaço físico. Temos agora um prédio com 400m² que inauguramos no fim de 2015 já pensando nos departamentos, incluindo a loja que terá 100 m²”, diz Murilo Cateli, direto comercial da Via Evangélica, empresa também de Maringá.
Esse cuidado com o modo de se vestir é uma maneira de o evangélico demonstrar seu testemunho de fé, e por isso o segmento conquista tantas pessoas. “Além da vestimenta mais comportada, as camisetas e acessórios com versículos são usados como apoios para a evangelização”, finaliza Rebello.
Com informações Sempre Família