Em final de mandato, Amastha quer autorização para empréstimo de quase meio bilhão de reais

Amastha quer autorização para conseguir empréstimo de quase meio bilhão de reais
Amastha quer autorização para conseguir empréstimo de quase meio bilhão de reais – Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 1° de junho, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, usou a sua conta na rede social Twitter, para criticar e cobrar o Governo do Estado, repasses de convênios da área da saúde. O prefeito afirmou na ocasião, que não quer parcerias ou obras com o Governo do Tocantins. “Não queremos parcerias, obras, desse @governoTO pessimamente administrado. Apenas exigimos segurança e o pagamento do nosso dinheiro. Agora”, disparou.

No entanto, apesar de dizer que não quer parcerias com o Governo do Tocantins na execução de obras, tramita na Câmara Municipal de Palmas, projeto do prefeito Carlos Amastha (PSB), solicitando autorização para contrair empréstimo gigante na ordem de R$ 463 milhões de reais, para investir no desenvolvimento de áreas carentes de infraestrutura e em políticas públicas como mobilidade urbana.

O PL esta tramitando na Casa de Leis desde fevereiro deste ano. Ao todo o valor alcança a bagatela de U$$ 130.870.519,77, a ser conseguido junto às instituições financeiras internacionais. O montante de U$$ 60.870.519,77 será contraído junto à Corporação Andina de Fomento/Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e serão destinadas ao financiamento do Programa de Readequação Urbano, Palmas para o Futuro.

Já o total de U$$ 70.000.000,00 visa à execução do Programa Palmas Sustentável, no âmbito da iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). O valor será adquirido junto ao Banco Interamericano de Fomento (BID). O prefeito destaca que os recursos visam impulsionar o desenvolvimento sustentável de áreas da Capital, carentes de infraestrutura. Para o gestor as ocupações dos espaços territoriais serão otimizadas com a implantação de mais núcleos comerciais e residenciais proporcionando à comunidade prestação de serviços com maior qualidade.

Da Redação JM Notícia